Lançamento ocorre na sexta-feira (30/09), às 9h, no auditório da Reitoria da UEA, localizado na avenida Djalma Batista, 3578, Flores
(Foto: Divulgação)
Com foco no incentivo ao desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região Amazônica, a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da Universidade do Estado do Amazonas (Agin/UEA) lançará, nesta sexta-feira (30/09), o Portfólio de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Será às 9h, no auditório da Reitoria da UEA, localizado na avenida Djalma Batista, 3578, Flores. A obra apresenta projetos inovadores coordenados por professores da universidade em diferentes linhas de pesquisa que têm como objetivo alavancar o ecossistema de negócios no Estado.
Durante o evento, serão discutidos os novos cenários e perspectivas que englobam a criação de projetos de PD&I na UEA, visando o fortalecimento dessas atividades. No total, o portfólio contém 68 projetos distribuídos em nove linhas temáticas, tais como: “Inovação para cidades inteligentes e sustentáveis”, “Empreendedorismo inovador em contexto amazônico”, “Indústria 4.0 e internet das coisas”, entre outras.
Segundo o diretor da Agin, o Prof. Dr. Antonio Mesquita, a democratização do processo de desenvolvimento dos projetos de PD&I é um dos principais objetivos da agência. Ele ressalta que o portfólio é uma coletânea de resultados positivos obtidos por professores da UEA na capital e no interior.
De acordo com o reitor da UEA, o Prof. Dr. André Zogahib, a universidade é a terceira instituição que mais recebe recursos de PD&I das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Estamos saindo na frente. Tudo foi produzido por nossos professores. Isso demonstra que nossos da UEA possuem capacidade intelectual de produção científica e tecnológica, além da geração de projetos e produtos dentro da instituição”, disse o reitor.
Entre os meses de outubro e novembro, uma série de visitas técnicas ao Polo Industrial de Manaus (PIM) será realizada para apresentar às empresas os diversos projetos presentes no documento. O portfólio será disponibilizado em mídia eletrônica e em uma edição impressa. A divulgação do material conta, ainda, com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
Sobre a Agência de Inovação da UEA
É um órgão suplementar vinculado à Reitoria, correspondente ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com a finalidade de gerir a Política de Inovação, de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia da UEA, bem como implementar ações estratégicas que visem promover, na UEA, um processo encadeado de geração, proteção e transferência do conhecimento produzido para a sociedade.
Tem a atuação voltada ao fortalecimento das ações de PD&I na UEA. Também dá apoio às ações empreendedoras e articula as parcerias com entidades públicas e privadas, criando oportunidades para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão se beneficiem dessas parcerias e contribuam para o desenvolvimento da região.