reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, apresentou, nesta sexta-feira (30/09), o Portfólio de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
(Foto: Divulgação)
"Não é a economia que gera a inovação, mas é a inovação que gera o desenvolvimento econômico". É citando a Teoria do Ciclo Econômico, de Joseph Schumpeter, que o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Prof. Dr. André Zogahib, apresentou, nesta sexta-feira (30/09), o Portfólio de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), por meio da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da instituição, para professores, comunidade e empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM).
No portfólio constam trabalhos inovadores coordenados por professores da universidade em diferentes linhas de pesquisa. O objetivo da obra é alavancar o ecossistema de negócios no estado. No total, o portfólio contém 68 projetos distribuídos em nove linhas temáticas, tais como: “Inovação para cidades inteligentes e sustentáveis”, “Empreendedorismo inovador em contexto amazônico”, “Indústria 4.0 e internet das coisas”, entre outras.
"Temos uma teoria já solidificada e comprovada chamada de triplo hélice ou de hélice tripla, em que temos uma relação de inovação a partir da interação entre o setor público, o setor privado e as universidades. A UEA nunca esteve tão próxima da indústria, mas precisamos nos aproximar ainda mais. Esse processo de aproximação é um processo em que a universidade, pelo conceito de triplo hélice, precisa desenvolver tecnologia que tenha aplicabilidade prática para que possamos incrementar o desenvolvimento econômico”, destacou o reitor.
A solenidade de lançamento ocorreu no auditório da Reitoria da UEA e reuniu o diretor da Agin, o Prof. Dr. Antônio Mesquita; além de convidados como o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), general Algacir Antônio Posin; o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Luiz Augusto Barreto Rocha; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo.
O general Posin elogiou o portfólio da Agin/UEA dizendo que a iniciativa é tudo o que o Amazonas quer e precisa. “A academia tem que ir atrás. Não pode ficar sentada esperando, nem criando soluções para problemas que não existem”, disse o superintendente da Suframa.
De acordo com Posin, as empresas que querem avançar precisam de apoio do mundo acadêmico. “A UEA é importante nesse sentido. É necessário que os pesquisadores busquem suas afinidades. A Suframa tem contribuído com essa interação.”
O diretor da Agência de Inovação, Prof. Dr. Antônio Mesquita, ressaltou que o Portfólio traz um diferencial dentro da instituição, com vários projetos inovadores que serão as nossas matrizes econômicas do Amazonas. "Estamos lançando essas ideias para que as empresas do PIM se sensibilizem e para que possamos fazer o diferencial num termo de ecossistema de inovação. Estamos contribuindo com o conhecimento intelectual para que as tríplices hélices se unam e criem políticas públicas de inovação, criem novos produtos e lancem novas ideias dos nossos professores para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado, da Amazônia e do Brasil”, ressaltou.