Após dois anos sem realizar a tradicional festa de aniversário, a escola comemorou nesse sábado (2) a festa com o tema ‘CEPI no País Tropical’
E teve até mega comemoração entre alunos, pais e professores do CEPI (Foto: Divulgação/CEPI)
Após dois anos de hiato, o Centro de Educação Paraíso Infantil (CEPI) realiza sua tradicional festa de aniversário neste sábado (2), a partir das 18h no Sesi - Clube do Trabalhador, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José, Zona Leste de Manaus.
Para comemorar os 43 anos de fundação, a escola traz como tema "CEPI no País Tropical", com objetivo de explorar a diversidade da cultura brasileira que vai "muito além do verde e amarelo do futebol", conforme afirma o coordenador pedagógico do CEPI, Cláudio Corrêa.
"Esse ano iremos trabalhar a diversidade da cultura brasileira, toda a sua brasilidade, o que compõe a identidade brasileira. Nas apresentações que as turmas irão realizar, vamos remeter a algumas músicas que fazem parte da nossa história. 'Garota de Ipanema', por exemplo, não é só um marco na Música Popular Brasileira [MPB], mas também a nível mundial. Também lembraremos das canções do grandioso Luiz Gonzaga e todo seu trabalho que remete ao Nordeste. Buscamos mostrar toda a complexidade do nosso país que tem fauna e flora único", comentou.
(Foto: Gilson Mello/Freelancer)
Segundo Cláduio, a comunidade escolar - tanto o corpo docente e colaboradores, quanto os estudantes, pais e ex-alunos - estão empolgados para participar da comemoração dos 43 anos do centro educacional.
"Sempre realizamos uma festa no meio do ano, não só em comemoração ao aniversário da escola, mas a gente pensa no coletivo, com os pais, alunos, professores. É uma festa que envolve praticamente 100% da comunidade escolar. Estamos vendo a expectativa das crianças e famílias porque nossa última festa foi de 40 anos, em 2019, bem antes da pandemia", descreveu.
Festa em comemoração aos 40 anos do CEPI teve apresentação especial dos alunos (Foto: Divulgação/CEPI)
Participação de ex-alunos
Cláudio Corrêa, conta ainda que além dos estudantes do CEPI, a escola também foi procurada por ex-estudantes que já saíram do colégio - ex-alunos da turma de 2018, 2019 e até de vinte anos atrás.
"Há crianças que já estão fora da nossa comunidade escolar, mas que já garantiram reservas para participar da festa desse ano. Temos pais de alunos que também já estudaram na escola. Percebemos o quanto o nosso evento é especial para cada um que já passou pelo Paraíso Infantil. É um recomeço da possibilidade de retormarmos aos nossos grandes e tradicionais eventos já conhecidos pela escola, como o caso da Noite do Pijama", contou Cláudio.
Todas as turmas da escola irão realizar apresentações de diversos gêneros da música brasileira, com inicío às 18h30 e com previsão de acabar às 21h. A expectativa é de receber mais de 500 pessoas no evento.
História
Fundada no dia 2 de julho de 1979, o CEPI tem como missão fornecer um espaço para que as crianças possam aprender e desenvolver conhecimentos para que consigam se relacionar em sociedade. Esse é um dos principais objetivos desde sua origem.
A escola, localizada na avenida Efigênio Salles, bairro Aleixo, começou com dois estudantes e uma professora, como relembra o diretor-administrativo e um dos fundadores do CEPI, Paulo Serejo Corrêa. O diretor conta ainda que desde o começo a escola já adotava o ensino integral e que foi pioneira em Manaus por adotar esse método.
"Começamos nossas atividades assim, como uma escola de tempo integral, constituindo-se na pioneira em Manaus nesse segmento. Por aqui passaram centenas de alunos, aos quais procuramos proporcionar o nosso melhor, não nos limitando em apenas instruir, mas a educar integralmente, orientando sobre civismo, educação doméstica, nutricional, religiosa, bons hábitos, práticas desportivas e musicais e muitas outras atividades", destacou o fundador.
Conquistas
Das muitas conquistas que o Centro de Educação Paraíso Infantil destaca, além da expansão das turmas - que hoje atende até o 5º ano do Ensino Fundamental - é com certeza, o forte sentimento que os ex-alunos tem pela escola. Segundo o diretor, é muito comum receber visitas de ex-alunos na escola que resolvem matricular seus filhos, ou apenas para agradecer a formação que recebeu quando estudava no CEPI.
"Hoje, temos diversos alunos que são filhos de ex-alunos, mantendo o vínculo com a escola. Quase sempre recebemos ex-alunos que vem nos visitar, muitos para agradecer pelo sucesso em sua vida acadêmica, quando passam no vestibular ou quando concluem seus cursos no ensino superior. Até casamentos de ex-alunos foram realizados em nosso salão social", acrescentou.
Para o diretor, nessas mais de quatro décadas de história o CEPI sempre se preocupou em desenvolver seus alunos para conquistarem seus sonhos e para contribuir cada vez mais com a sociedade.
"Estamos completando 43 anos de uma escola que mantém o mesmo ideal: educando com amor e dedicação. Já tivemos ex-alunos que saíram daqui e se formaram em grandes universidades fora do Estado e até do país; ex-alunos que hoje ocupam cargos em grandes instituições. E isso nos enche de orgulho. Essa festa é a maneira de demonstrarmos nossa gratidão a Deus, aos nossos professores e colaboradores, além dos pais que confiaram aos nosso cuidados os seus filhos", finalizou.