Inscrições devem ser realizadas pela internet a partir das 8h de terça-feira (26); vagas serão divididas entre Manaus, Itacoatiara e Parintins; curso inicia dia 8 de agosto
Curso é inédito no Amazonas (Divulgação/Cetam)
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) ofertam o curso de Qualificação Profissional de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com carga horária de 120 horas.
As inscrições para a iniciativa inédita no Amazonas serão realizadas, exclusivamente via internet, pelo endereço eletrônico http://www.concursoscopec.com.br, a partir das 8h do dia 26 até às 23h59 do dia 27 de julho de 2022. O edital do certame já está disponível no mesmo site.
Ao todo, serão 200 vagas divididas entre Manaus e os municípios de Itacoatiara e Parintins. O curso será realizado no período de 08 de agosto a 26 de setembro, na modalidade presencial.
O curso foi idealizado com o intuito de proporcionar o desenvolvimento econômico, tecnológico e de inovação no Amazonas; e o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas para o egresso operar e manter sistemas dessa natureza.
Além disso, visa estimular o desenvolvimento sustentável e econômico do estado, com a geração de emprego e renda nesse segmento.
As 200 vagas foram divididas em 120 para a capital e 80 para os dois municípios do interior, Itacoatiara e Parintins.
Em Manaus, as aulas serão ofertadas na unidade do Galileia, na escola profissionalizante Estelio Dalison e no Instituto Benjamin Constant (IBC).
“O Governo do Amazonas atualiza o catálogo de cursos do Cetam de forma dinâmica e a alta demanda de profissionais qualificados para a energia solar em nossa região está sendo contemplada, com esta parceria com a Sedecti. A tendência é de ampliação e de alta empregabilidade”, ressaltou o diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto de Melo Neto.
A oferta do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos partiu de uma solicitação da Sedecti, por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), por entender que o Amazonas detém um grande potencial para geração de energia fotovoltaica (solar) que é sustentável e limpa.
De acordo com estudos do setor, o Amazonas possui uma irradiação global horizontal de 4.825 Wh/m2, o que torna viável o aproveitamento da energia solar para geração de eletricidade.
“Além disso, em 2020, o Governo do Amazonas criou a Lei Estadual No 5.350 (22 de dezembro de 2020) que diz respeito à Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento de Fontes Renováveis de Energia e Eficiência Energética”, destacou secretário-executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás da Sedecti, Marco Antônio de Oliveira Villela.
“O projeto da Lei foi formulado no âmbito da Sedecti e permite estimular o aproveitamento de fontes renováveis de energia e também tem como foco a interiorização do desenvolvimento sustentável no Amazonas, fomentando programas de capacitação e formação de recursos humanos para se utilizar de forma eficaz, o sistema de energia solar”, detalhou Villela.