Por meio de cursos e oficinas, universitários ensinam a terceira idade a 'se conectar' ao mundo digital
(Foto: Divulgação)
Incentivar a inclusão digital e promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos em Manaus. É com esse objetivo que os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação do UNINORTE - Centro Universitário do Norte realizam uma série de ações sociais que levam conhecimento em redes sociais, informática e como navegar com segurança no universo digital para os residentes na Casa do Idoso São Vicente de Paula, obra social que abriga idosos na capital manauara.
A iniciativa faz parte do projeto Singular Tech School, da UNINORTE, e realiza semestralmente palestras e cursos sobre tecnologia na instituição.
Durante as atividades, os idosos da Casa aprendem como usar as principais redes sociais disponíveis com segurança, assim como identificar e se proteger das ameaças do mundo virtual. Cerca de 20 idosos já foram beneficiados pelo projeto.
Segundo a coordenadora dos cursos de TI da UNINORTE, Jéssica Oliveira, é importante incluir a terceira idade na vida digital, e isso deve ser feito com responsabilidade.
“A inclusão digital traz inúmeros benefícios para esse público, como uma maior socialização, manter a mente ativa, manter contato com a família distante e também diversão e entretenimento. Mas é preciso orientá-los para o uso responsável dessas tecnologias, para que possam aproveitar os benefícios com segurança”, diz a coordenadora.
Novos aprendizados
Um dos residentes atendidos é o seu Raimundo Claudiano de Souza, de 86 anos. Para ele, o curso mostrou que nunca é tarde para aprender coisas novas.
“Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem para nós. Tiveram muita paciência conosco, e ter esse conhecimento é algo que precisamos hoje para melhorar nossa vida”, declarou.
De acordo com a assistente social da Casa do Idoso, Ana Celia Costa, a iniciativa da UNINORTE é valiosa para os residentes manterem-se ativos e informados.
“Temos aqui muitos idosos que fazem uso de tecnologias como redes sociais, são atentos a informações diárias e têm curiosidade de saber como funciona e como participar desse mundo online. A parceria com a UNINORTE é muito importante no sentido de levar essa informação a eles”, elogia.
Sobre o Singular Tech School
O Singular Tech School é um dos projetos do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINORTE. Nele, os alunos participam de uma academia de aceleração e preparação de projetos onde podem criar, desenvolver e testar suas inovações junto a parceiros como o Google, entre outros.
Uma das vertentes do Singular Tech School é promover ações sociais com o objetivo de levar conhecimento em tecnologia para a comunidade.