Projeto desenvolvido na Escola Municipal Francisco Maia promove o ensino da língua inglesa para mais de mil estudantes
Coordenador do “English for Kids”, professor Firmino Jorge disse que os estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental têm se interessado pelo projeto (Foto: Gilson Melo)
O aprendizado de uma língua estrangeira, como o inglês, pode abrir diversas portas ao longo da vida. Desde um amplo conhecimento a cerca de determinados assuntos como oportunidades no mercado de trabalho. E, quando se aprende uma nova língua ainda durante a infância ou adolescência, os benefícios para trajetória de vida mais que dobram.
Benefícios estes que já estão sendo percebidos pelos profissionais de educação da Escola Municipal Francisco Maia, localizada na avenida Mirra, bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus.
Com apenas um mês em andamento, o projeto “English for Kids”, coordenado pelo professor Firmino Jorge, vem rendendo bons frutos. De acordo como o educador, os mais de mil alunos em 29 turmas do 1º ao 5º ano do ensino regular têm se interessado bastante sobre o idioma e por conta disso, devido a muitos não terem condições financeiras para custear um curso particular.
O ensino da língua inglesa é obrigatório nas escolas públicas brasileiras a partir da 6ª série do Ensino Fundamental, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Entretanto, isso não foi um obstáculo para a escola, que tem apoio da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), conforme informou a assessora pedagógica Valcilene Leão.
“O projeto vem atender três escolas na Zona Leste II. Ele trabalha o segundo idioma e oportuniza. O professor Firmino vem trazendo um novo modelo muito interativo, com jogos, apresentações, uma nova metodologia do ensino de inglês”, comentou a assessora.
Assiduidade
Valcilene Leão acrescentou que era comum uma parcela - ainda que pequena - dos estudantes não frequentarem à escola todos os dias. Após o projeto, a escola percebeu um crescimento na assiduidade dos alunos, assim como a participação dos estudantes durante todas as aulas.
“Estamos acompanhando semanalmente o projeto, percebemos que os estudantes estão mais frequentes, tem se interessado cada vez mais em estar na escola. 80% das crianças que não eram assíduos, começaram a frequentar mais as aulas, não só as de inglês. As crianças menores tem interesse em aprender uma nova língua. Tem essa evolução e tem contribuído para o aprendizado no geral”, descreveu Leão.
Impacto
Gestora da E.M. Francisco Maia, Elizane Lavareda, ressaltou que a pandemia do covid-19 impactou muito a aprendizagem dos alunos. "Os benefícios do projeto estão sendo maravilhosos. Quanto maior for o interesse dessas crianças em aprender, mais rápido terão conhecimento necessário. Ainda temos uma turma com estudantes que ainda precisam de uma atenção melhor para poderem estar na série de ensino adequado. Acreditamos que até ano que vem a gente consiga colocá-los em suas devidas séries".
Diretora Elizane Lavareda ressaltou que projeto de inglês veio acrescentar as estratégias de aperfeiçoamento no ensino da escola (Foto: Gilson Melo)
Para a gestora, o projeto faz a diferença na vida das crianças. “A proposta da escola é fazer o diferencial para essas crianças. A maioria dos alunos são de periferia, uma invasão imensa que temos perto da escola. Quando percebemos um contexto social tão desigual, e temos a possibilidade de dar esse acesso ao um novo idioma é uma diferença e engrandece o nosso trabalho. Muitas crianças jamais teriam a oportunidade de ter acesso ao inglês”, pontuou a diretora.
A gestora pontuou também que unidade escolar tem trabalhado com uma turma específica com estudantes que ainda não se adequaram a série que condiz com sua idade.