Oportunidade

Mais de 9,5 mil estudantes da rede pública do Amazonas serão contemplados no ‘Vestibular Social'

Iniciativa é da Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM) e irá beneficiar pelo menos 50 escolas de todo o Estado. Projeto surgiu através de emenda parlamentar dos deputados Delegado Pericles (PL) e Carlinhos Bessa (PV)

Michael Douglas
25/08/2022 às 20:59.
Atualizado em 29/08/2022 às 11:08

(Foto: Jeiza Russo)

Foi lançado nesta quinta-feira (25), pela Grande Loja Maçônica do Amazonas (GLOMAM), a segunda edição do Vestibular Social, uma iniciativa que visa preparar alunos da última série do Ensino Médio das Escolas da Rede Pública do Estado do Amazonas, e que não possuem condições financeiras de pagar curso preparatório pré-vestibular, para os exames vestibulares de universidades públicas e particulares do Amazonas. O projeto foi idealizado a partir das Emendas parlamentares 063/2022 e 036/22, de autoria dos deputados estaduais Delegado Pericles (PL) e Carlinhos Bessa (PV), respectivamente. 

De acordo com a Fundação GLOMAM, que está à frente da iniciativa, o projeto é realizado através da contratação de uma empresa especializada em curso pré-vestibular na modalidade de ensino à distância que irá ofertar aulas de reforço em todos os componentes curriculares. Na primeira edição, o Vestibular Social abrangeu mais de 6 mil estudantes de todo o Estado e neste ano tem a previsão beneficiar cerca de 9,5 mil alunos em todo o Amazonas.  


Sidarta Gadelha (Foto: Jeiza Russo)

 “A Maçonaria acredita que a educação é um instrumento mais poderoso para mudar o mundo, e com esse objetivo criamos esse projeto para possibilitar aos alunos que não têm condição de pagar um cursinho pré-vestibular para competir de forma igualitária o acesso a uma instituição pública”, afirma o Grande Secretário de Educação e Cultura da GLOMAM, Sidarta Gadelha. 

 Neste ano, cerca de 50 escolas da Rede Pública Estadual da Capital e interior do foram selecionadas para integrar o projeto, a partir de uma avaliação em comum acordo com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Além de Manaus, os municípios beneficiados pelo Vestibular Social serão Manacapuru, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Envira, Parintins, Tabatinga, Autazes, Silves e outros que possuam estrutura da Fundação GLOMAM - através das lojas e obreiros da maçonaria. 

O curso será ofertado através de uma plataforma de ensino a distância (EAD), onde o aluno contemplado pelo projeto irá acessar através do login que será disponibilizado. Com isso, os estudantes terão flexibilidade de horário, já que as aulas estarão gravadas no sistema.  


Marcelo Peixoto (Foto: Jeiza Russo)

“Lançamos hoje o projeto, mas já daqui a 15 dias vamos nos reunir com todos os gestores dessas escolas beneficiadas. Ano passado foi a nossa primeira vez [com o projeto Vestibular Social], algo experimental, e ficamos maravilhados com a participação dos alunos. Já conversei com os irmãos e pretendo montar equipes para visitar as escolas para saber do que elas estão precisando. Se desses 9,5 mil estudantes, 3 mil terminarem o cursinho e 300 passarem no vestibular, já está bom demais”, afirma Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Amazonas, Marcelo Peixoto. 

A responsabilidade de execução do Projeto Vestibular Social, assim como da execução das atividades administrativas e operacionais, será feita por meio de contrato de gestão, divido em três etapas: Fase de Execução do Projeto; Fase de Monitoramento e Controle; e Fase de Encerramento. 

“Ano passado demos um passo inicial já com 6 mil alunos, esse ano já passamos dos 9 mil e acreditamos que ano que vem viremos bem mais forte, com outras ideias. Estamos com ideia de lançar aulas de empreendedorismo, para que esses alunos saíam preparados para o mercado de trabalho”, diz Sidarta Gadelha.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por