O evento acontece entre os dias 31 de maio e 3 de junho, nas dependências do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Edição marca retorno do evento com atividades presenciais
'Democracia, Saúde e Meio Ambiente em Perspectiva Histórica' é o tema do VI Seminário de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento acontece entre os dias 31 de maio e 3 de junho, nas dependências do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Setor Norte do Campus Manaus, situado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Ufam (PPGH-Ufam), o seminário pretende reunir profissionais e estudantes para refletir sobre as desigualdades contemporâneas expostas pela pandemia de Covid-19, examinando a importância da ciência e das práticas científicas nesse contexto. Os debates irão ocorrer sob a forma de conferências, mesas-redondas e simpósios temáticos.
O coordenador do PPGH-Ufam, Prof. Dr. Davi Avelino Leal, afirma que essa edição do seminário marca o retorno do evento com atividades presenciais, já que a última edição presencial aconteceu em 2019. O seminário contará com apresentação de 79 trabalhos de alunos matriculados no programa e egressos, e a comunidade acadêmica também poderá participar do evento como ouvinte, segundo informou o coordenador.
“É uma primeira retomada das atividades presenciais com o maior número de participantes e circulação de pesquisadores. É um momento importa para nós, é como se fosse uma catarse desses dois anos longe das atividades presenciais, um período em que infelizmente perdemos muitos professores da área da História, ex-alunos da pós-graduação e amigos de outros departamentos”, disse o coordenador.
O seminário contará com palestras dos professores Alex Degan, Christian Fausto, Daniel Barroso, Nuno Falcão, Tânia Salgado Pimenta e Vania Losada. As inscrições para participar do evento podem ser feitas de forma online e gratuita através do LINK [https://www.even3.com.br/6seminarioppgh2022/], e vão até o dia do evento, na terça-feira (31).
Terça-feira (31/05)
Minicurso - Notas de pesquisa para uma possível História Lesbo-Transgênera (9 às 12h)
Conferência de abertura - Saúde e Escravidão: questões do passado e do presente (18 às 20h)
Quarta-feira (01/06)
Minicurso - Ensino de História e Metodologias Decolonais (9 às 12h)
Simpósios Temáticos (14 às 17h)
Mesa-Redonda 1 (18 às 20h)
Quinta-feira (02/06)
Palestra - Educação, ambiente e aprendizagem social: geoparque Cachoeiras do Amazonas como unidade de pesquisa e estudo (10 às 12h)
Simpósios Temáticos (14 às 17h)
Mesa-Redonda: História Indígena e do Indigenismo e História da Escravidão na Amazônia (18 às 20h)
Sexta-feira (03/06)
Minicurso - Fontes para a pesquisa em História Indígena (9 às 12h)
Simpósios Temáticos (14 às 17h)
Conferência de encerramento - A carne, a gordura e os ovos: uma história da colonização, caça e pesca na Amazônia (18 às 20h)