A peça será apresentada neste domingo (18), às 19h, no Teatro da Instalação, dentro do Circuito +Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas
(Foto: Divulgação)
“Voando Entre Planetas” é o novo espetáculo da Descartável Cia. & Produtora Cultural, em parceria com a recém-criada Cia. Transversal. É o primeiro trabalho de classificação indicativa livre da companhia e que traz para o palco novos artistas da cena teatral manauara. A peça será apresentada dia 18 de setembro, domingo, às 19h, no Teatro da Instalação, dentro do Circuito +Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
O projeto conta com equipe formada por estudantes de artes e artistas que vivenciaram semanas de processo criativo de maneira inclusiva.
A Descartável Cia. nasceu em 2021 da necessidade de incluir pautas LGBTQIAP+ no eixo central de suas produções artísticas, participou de diversos festivais de teatro pelo Brasil, com o monólogo “E o Céu Beijou a Boca de Saturno”, encenado por Felipe Maya Jatobá que também dirige o novo trabalho. “Voando Entre Planetas entra na nossa trajetória como um ponto de virada, é sobre o amor e suas perspectivas poéticas, é o inverso do espetáculo anterior e, a partir de agora, vai construir sua própria trajetória na Cia.”, diz Felipe.
Protagonizado por Emily Danali e Leandro Paz, a peça traz um diálogo importante sobre o que somos capazes de fazer quando algo dito impossível se torna possível. “A gente traz a relação de dois personagens que se identificam um com outro de alguma forma, e que juntos vão trazer seus dramas e aflições para serem resolvidos. O que nos resta quando a gente só tem a gente mesmo?”, diz Nícolas Queiroz sobre a obra. A Cia. Transversal foi criada em 2022 e desenvolve trabalhos artísticos com artistas transexuais da cena local e, neste trabalho, realiza a assistência de direção e produção geral.’
SINOPSE
Quando foi que a gente cresceu e parou de brincar? Laika, Danali e Bimbi se tornam seres cosmonautas que curam a solidão através da música, mas nem todos serão capazes de conduzir sua própria história. É quando um astronauta desconhecido chega num cometa que a vida ganha novos sentidos. Qual a coisa mais valiosa você tem no seu planeta?