ARTES CÊNICAS

Grupo teatral amazonense participa do 24º Fenatib em Blumenau (SC) com a ópera ‘Cabelos Arrepiados’

A apresentação voltada para o público infantojuvenil acontece nesta sexta-feira (16), no auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes

acritica.com
16/09/2022 às 14:14.
Atualizado em 16/09/2022 às 14:18

Na obra, os atores dançam, cantam e atuam em cena (Foto: Reprodução/Instagram)

A Buia Teatro Company, grupo teatral amazonense, está percorrendo diversas cidades do País com sua ópera dedicada ao público infantojuvenil, “Cabelos Arrepiados”. Depois de uma temporada no Rio de Janeiro e São Paulo, o grupo segue para Blumenau, onde se apresenta nesta sexta (16), no auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes. 

“É uma oportunidade única viajar com nossa trupe. É a primeira vez que uma ópera para crianças do Norte, produzida por um coletivo independente, consegue esse feito. Não se trata apenas de mais um espetáculo, e sim de criar oportunidades para que artistas do Norte do País tenham visibilidades no Sul e Sudeste. O custo amazônico muitas das vezes (ou quase sempre), nos impede de circular com obras em outros territórios”, ressalta Tércio Silva, diretor e produtor da peça.

Inspirado no universo sobrenatural de autores como Edgar Allan Poe, na cinematografia de Tim Burton e na estética de Edward Gorey, “Cabelos Arrepiados” conta a história de cinco crianças insones que tiveram seus sonhos roubados. Sem dormir, elas enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e sonhos ruins, ao mesmo tempo que refletem sobre valores importantes como amizade e união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo. 

Nesta vibrante opereta, sonhos, fantasias, imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas deixam o público de cabelos arrepiados de alegria. “Cabelos Arrepiados” conta com texto de Karen Acioly e direção do amazonense Tércio Silva. “Observei as crianças, que são antenas do que vivemos na sociedade. Percebi as crianças urbanas, conectadas, dormindo cada vez mais tarde e me perguntei: mas por que será? Quais angústias? Do que sentem medo?”, conta a autora Karen Acioly, que é conhecida pelo seu talento único no teatro brasileiro e pela capacidade de criar observando e escutando o seu público-alvo.

Saiba mais
 >> Sobre a Cia.

O Buia Teatro foi fundado em 2015 pelo diretor e produtor amazonense Tércio Silva e atriz a Maria Hagge. A companhia vem se destacando no cenário das artes da cena em diálogo com a cidade de Manaus, a Região Norte e todo o Brasil. Diálogo esse que tem se materializado através de projetos como a opera ‘Cabelos Arrepiados’, que já ganhou prêmios ao longo dos últimos dois anos e indicação ao Melhor Espetáculo Infantil de 2021 pelo Prêmio de Teatro dos Produtores do Rio de Janeiro (APTR).

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por