Restaurante Camarada Camarão inaugura sua primeira unidade na capital amazonense em outubro
Chef François Schmitt é o responsável pelas delícias do restaurante Camarada Camarão (Foto: Divulgação)
Dando continuidade ao seu plano de expansão, o Camarada Camarão inaugura em outubro a sua segunda unidade no Norte do País, em Manaus. O cardápio é assinado pelo chef executivo do grupo, o francês François Schmitt, que mora no Brasil há 25 anos e desde 2011 é exclusivo da rede pernambucana. O menu é estrelado pelo crustáceo que dá nome a rede, em suas mais variadas versões.
Apesar de levar o nome do crustáceo, o cardápio também leva outros insumos deliciosos, abrindo espaço para peixes, carnes, frangos, massas, saladas, hambúrgueres e sobremesas. Há ainda uma carta diversificada de bebidas, com rótulos nacionais e internacionais. Na entrevista a seguir, Schmitt conta um pouco sobre suas origens francesas, sua relação com a culinária amazônica e como o Camarada Camarão é um reflexo de toda essa mistura abrasileirada.
De acordo com o chef, o cardápio do Camarada Camarão é um cardápio amplo, no qual nosso carro chefe é o camarão e os frutos do mar.
"Ele oferece desde petiscos a pratos mais elaborados, que vão desde os clássicos da gastronomia brasileira, como moquecas, bobó e moranga recheada, até pratos da culinária internacional, como gratinados, risotos e massas. Tudo preparado com ingredientes selecionados e técnicas apuradas, além de serem servidos em porções generosas", afirma Schmitt.
O chef também revela que no cardápio do Camarada Camarão ele traz as suas raízes francesas, especialmente no rigor quanto à escolha dos melhores produtos e nas técnicas usadas para o preparo dos nossos pratos. "Minha paixão pelo Brasil e sua riqueza de produtos forma uma mistura deliciosa que sem dúvida cairá no gosto dos manauaras", completou o chef.
Ainda sobre o cardápio, o chef afirma que deverá incluir produtos da região na preparação dos pratos. "Aqui em Manaus estaremos incluindo o Pirarucu ao nosso cardápio e estaremos sempre de olho nos produtos incríveis que a cidade tem para oferecer. Tivemos, inclusive, há dois meses atrás um festival baseado nesses sabor maravilhosos que a Amazônia tem para oferecer ao mundo", disse ele.
Por fim, Schmitt revela que já teve oportunidade de vir a Manaus algumas vezes, conhecer os produtos, restaurantes e chefs da cidade.
"Os produtos que gostei são inúmeros, desde os peixes pirarucu e tambaqui, passando pela castanha, pelas farinhas e pelo cacau nativo, que inclusive já incluímos em nosso cardápio. Não tem como não se apaixonar por um lugar que tem tanto para oferecer e descobrir em termos de sabor", conclui.