Espetáculos diversos integram o Festival de Teatro da Amazônia, que tem programação com 30 produções de todo o País
Imagem do espetáculo Ovo da Cuca (Foto: Divulgação)
A mostra competitiva intitulada Mostra Jurupari terá sua abertura nesta terça-feira (04), no XVI Festival de Teatro da Amazônia (XVI FTA). O evento, que teve início no último domingo (2) e segue até o dia 12 de outubro, tem uma programação com 30 espetáculos, divididas em duas mostras, além de montagens convidadas e atividades formativas. A entrada é gratuita todos os dias e o programa completo está disponível nos canais digitais da Fetam, no link https://linktr.ee/FETAM.
Quem abre a Mostra Jurupari é o espetáculo “O Ovo da Cuca”, do Grupo Desembargadores do Furgão, de São Paulo. A apresentação será às 10h, no Teatro Amazonas. A classificação é livre. A peça é uma sequência de imagens feitas com máscaras e seres animados, que montam retratos sobre liberdade. Ao emergirem de dentro da caixa de madeira, colocada no espaço vazio, seres simbólicos relacionam-se com o público e com o entorno, tudo isso ao som da trilha feita por um violoncelo.
No total, a Mostra Jurupari terá 12 espetáculos inéditos em competição para prêmios da área teatral. O resultado será no dia 13. Os jurados são Monique Cardoso (CE), Gyl Giffony (CE), Kleber Lourenço (PE - SP) e Vanja Poty (SP-AM).
Mais espetáculos na terça-feira
A programação desta terça-feira (4) contará ainda com dois espetáculos da Mostra Ednelza Sahdo, que é não-competitiva. Às 18h haverá “Recolon” (AM), no Largo São Sebastião, com classificação livre. Na montagem, o intérprete Leo Scantbelruy denuncia impactos socioambientais, ocasionados pelas intervenções de usinas hidrelétricas na bacia do Rio Madeira, em Rondônia. Neste trabalho o corpo se converte na principal plataforma de expressão, para comunicar crimes que atentam contra a vida na Amazônia.
Na mesma mostra, às 20h, o Teatro Amazonas terá a apresentação de “A Mulher do Fim do Mundo”, do Grupo Cia Casa Circo de Artes Integradas (AP). A classificação é 14 anos. O solo é um tiro no escuro que arremessa indagações, questionamentos, afirmações e que dentro de um estado reflexivo uma mulher negra se depara com a existência de um corpo que respira a cada segundo para se manter de pé.
LISTA
Programação 04/10 (terça-feira)
Mostra Jurupari
“O Ovo da Cuca” - Grupo Desembargadores do Furgão (SP)
Horário: 10h
Local: Teatro Amazonas
Classificação Livre
Mostra Ednelza Sahdo
“Recolon”, de Leo Scantbelruy (AM), no Largo São Sebastião
Horário: 10h
Local: Largo São Sebastião
Classificação Livre
“A Mulher do Fim do Mundo”, do Grupo Cia Casa Circo de Artes Integradas (AP)
Horário: 20h
Local: Teatro Amazonas
Classificação: 14 a