Cotidiano, Arborização, Semmas

Mudas nativas transformam a paisagem urbana de Manaus

Trabalho de arborização urbana, nos canteiros centrais e vias da cidade já começam a mostrar resultados

ACRÍTICA.COM
12/01/2012 às 13:07.
Atualizado em 11/03/2022 às 21:03

(Muda da espécie pau pretinho, no canteiro central da estrada do São Jorge, Zona Oeste de Manaus)

Jutairana, ipê e pau pretinho são algumas das mudas plantadas nos canteiros centrais das principais avenidas e vias públicas de Manaus, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e que já se encontram com mais de 3 metros de altura, e com flores. Ao atingirem esta altura, as mudas já estão consolidadas e têm a sobrevivência garantida, a menos que sofram algum processo de antropização (ação do homem). Utilizada em larga escala na arborização urbana, as mudas nativas têm muito mais chances de se desenvolverem por serem perfeitamente adaptadas ao clima local.

“Temos uma nova paisagem verde florescendo na cidade, a partir da opção do município de utilizar as espécies nativas, a reboque de um intenso trabalho de produção de mudas, que resultou em um município auto-suficiente para atender as demandas de distribuição e plantio”, declara o titular da Semmas, Marcelo Dutra, a respeito do trabalho de arborização urbana.

De acordo com o diretor de Arborização, Paisagismo e Áreas Protegidas da Semmas, Nildo Menezes, as mudas com mais de 3 metros de altura demandam cuidados de poda de condução, que permite que a árvore cresça e a copa ofereça sombra sem atrapalhar o tráfego de veículos.

Outro fator importante é o trabalho de manutenção das mudas feito pela Semmas, incluindo a reposição em caso de perdas. O pau pretinho pode chegar a 10 metros de altura. Nas vias públicas, o ideal é que cheguem a ficar com altura variando entre cinco e seis metros. As mudas com 3 metros podem ser vistas na Estrada do São Jorge, Zona Oeste de Manaus; Avenida André Araújo, no Aleixo, Zona Centro Sul, e na Manaus Moderna, Centro.

Nildo ressalta a autosuficiência obtida pela Prefeitura de Manaus, em relação às mudas.

"Todas as mudas utilizadas nas nossas ações são provenientes do nosso trabalho e das compensações ambientais firmadas com a secretaria", observou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por