Pré-venda da obra “O limiar das fendas”, do autor Douglas Laurindo, vai até o dia 7 de setembro, no site da editora Urutau
Capa do livro ‘O limiar das fendas’ (Foto: Divulgação)
A pré-venda online de “O limiar das fendas”, obra de estreia do poeta amazonense Douglas Laurindo, iniciou neste mês agosto, e segue até o dia 7 de setembro. Vivência queer é o tema do livro, que conta com 30 poemas. Selecionado para publicação pela editora paulistana Urutau, o material pode ser adquirido pelos leitores em versão digital (a partir de R$25) ou física, com ou sem autógrafo, pelo site editoraurutau.com/titulo/o-limiar-das-fendas.
O leitor também pode receber o livro em casa junto a brindes adicionais da editora, dependendo da opção de pagamento. Após setembro, a obra permanece em venda no site da Urutau.
O livro disseca poeticamente as vivências de pessoas queer, ou seja, aquelas que não se identificam com um gênero ou orientação sexual específicos. No caso de “O limiar das fendas”, o foco são as violências a que os corpos queer são sujeitos no cotidiano.
Violências e afetos
Não por acaso, os poemas do livro são divididos em duas partes: “I - Bichas, riso & furo” e “II - Gael, amor & outros territórios”. A partir dessa divisão, a obra busca ressignificar as expressões de gênero dominantes na sociedade. “A ideia é subverter a cultura heteronormativa, religiosa, sexista, opressora e responsável por jogar à margem corpos afeminados, travestis, transsexuais, indígenas e mulheres”, explica Douglas Laurindo, autor do livro.
Mas ele reforça que a obra vai além de seu caráter de denúncia; foca, também, em trazer um lado mais solar dessas vivências. “O livro não se esquece de mostrar o afeto, sobretudo o familiar, que conduz e reconstrói a humanidade que nos é arrancada. Assim, conseguimos representar de outro modo a história de pessoas marginalizadas”, frisa o autor.
Douglas destaca ainda qual a principal mensagem que busca passar por meio da obra. “Desejo, por meio d'O limiar das fendas, que os leitores e leitoras se sintam tocados e humanizados com as narrativas daqueles que, embora ficcionalizados numa ideia simbólica e política, perdem sua humanidade cotidianamente; entendam que muitos corpos são lidos como não sujeitos e, portanto, são ‘vidas que nunca serão vidas’, para emprestar o que Judith Batler escreve em ‘Quadros de Guerra’”, diz ele.
Produção do livro
O autor conta que antes de mergulhar efetivamente na escrita dos poemas, participou de cursos de produção poética, com o intuito de se instrumentalizar na prática. “Eram exercícios simples como a descrição do ambiente, do espaço onírico, a releitura, o mote, a intertextualidade. O livro foi escrito em quatro meses com base nesses pontos, e houve pouquíssimos hiatos. Entre leituras e bastante refacção no que se refere à forma e ao conteúdo, fechei o conjunto bem antes do tempo esperado. Escrever é, de fato, é um processo contínuo de revisão e análise”, comenta Laurindo.
Projetos
O autor revela quais os próximos passos na literatura. “Os meus próximos projetos literários estão em andamento, já que escrever é também o que me faz sujeito neste mundo. Desenvolvo um pequeno zine, mas sem previsão de publicação. Por enquanto, priorizo a circulação do meu livro de estreia em revistas e suportes digitais, como também a tradução. Recentemente, uns poemas foram traduzidos para o espanhol, no Peru, então isso tem me motivado bastante a alcançar outros espaços e veículos de reconhecimento enquanto poeta dissidente”, conclui.
Sobre o autor
Douglas Laurindo é graduado em Letras – Língua e Literatura Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de atuar como professor, dedica-se à pesquisa e aos estudos no campo literário e linguístico. Escreve contos e poemas e já publicou em revistas literárias como Aboio, Ruído Manifesto, dentre outras. Também é um dos editores da Revista Torquato, publicação manauara online voltada à literatura e artes visuais.
Serviço
O quê: pré-venda do livro “O limiar das fendas”, de Douglas Laurindo
Quando: 07 de agosto a 07 de setembro
Onde: editoraurutau.com/titulo/o-limiar-das-fendas
Quanto: a partir de R$25,00 (versão digital)