---
1.jpg
Um amistoso de futebol para romper as barreiras do preconceito. Foi assim a partida entre haitianos e amazonenses, que aconteceu ontem, no campo do Núcleo 9, Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. O evento organizado pelo projeto "Ama Haiti", teve como objetivo acabar com a ociosidade e levar um pouco de alegria aos haitianos que vivem em Manaus.
De cara um jogador da equipe do Haiti chamou a atenção pela habilidade e percepção de jogo. Saubenson tem 25 anos, está na capital amazonense há duas semanas e ao contrário dos conterrâneos, que sonham com um emprego, seu maior desejo é conseguir uma vaga em um time profissional.
"Gosto de futebol, jogo na zaga, mas também sei fazer gol. No Haiti joguei um ano como profissional e meu sonho agora é ganhar uma oportunidade em uma equipe de Manaus", disse o jogador.
Apesar de se considerar um zagueiro, Saubenson atuou como centroavante durante o amistoso que teve como vencedor o time formado por amazonenses, com goleada de 5 a 1.
Mas de acordo com o coordenador do evento, Stenio Maciel, este deve ser o primeiro de muitos amistosos entre haitianos e amazonenses. Por isso, deve haver uma revanche em breve. "Se surgir oportunidades e se nós tivermos apoio, com certeza vamos organizar mais jogos. Na verdade precisamos de um lugar, equipamentos, bola de futebol e transporte, mas nosso objetivo é fazer todo fim de semana", comentou Maciel.
A partida de ontem estava recheada de ex-jogadores profissionais de times do Haiti, que assim, como o zagueiro-centroavante, Saubenson, são fãs do Flamengo e do R10. "Nós gostamos muito do Flamengo e o Ronaldinho ele é o nosso ídolo“, finalizou Samuel Vennant, técnico do grupo.