O “dois pra lá, dois pra cá” e as coreografias de Garantido e Caprichoso fazem os foliões amazonenses dançarem um ritmo junino em pleno carnaval
(Em cima do trio elétrico, mesmo debaixo de chuva, a bailarina se diverte ao dançar as toadas do boi Garantido e convida os presentes para acompanharem o ritmo do boi Garantido)
O sambas, marchinhas e o som do frevo são deixados de lado na segunda e terça-feira de carnaval, em Manaus. O ritmo que comanda a folia é o boi-bumbá de Parintins. As toadas de Caprichoso Caprichoso e Garantido Garantido – que realizam em junho o maior festival folclórico do Norte do Brasil – são cantadas e dançadas por cerca de 100 mil pessoas no Sambódromo da capital amazonense.
A festa começou começou na segunda-feira de carnaval. Na segunda noite segunda noite do evento, que começou às 21h desta terça (21), quem comandou o espetáculo nos trios elétricos foram os cantores: Márcio do Boi, Israel Paulain, David Assayag, Sebastião Jr., Hamiraldo da Mata, Renato Freitas e Prince do Boi.
Além deles os grupos Canto da Mata, Carrapicho, Batucada do Garantido e os bois-bumbás Brilhante e Garanhão (ambos de Manaus), fizeram os brincantes dançarem o “dois pra lá, dois pra cá”.
“Nós já organizamos e apoiamos várias bandas de rua, incluindo blocos carnavalescos no interior do Estado como Parintins e Itacoatiara. Isso vai dando uma conformação estadual ao carnaval amazonense que é um dos mais plurais do país. Aqui temos todo tipo de manifestação carnavalesca e fechamos com chave de ouro com o Carnaboi”, destaca o secretário de Cultura do Amazonas, Robério Braga.