Composta por 138 participantes, a equipe amazonense é formada por atletas, dirigentes, técnicos e profissionais de saúde
(Foto: Divulgação)
A etapa nacional da 69ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizada pela Confederação Brasileira Universitária de Desporto (CBDU), começou e a delegação amazonense já desembarcou em Brasília, nos dias 18 e 19 de setembro, para participar da maior competição universitária da América Latina.
Composta por 138 participantes, a equipe amazonense é formada por atletas, dirigentes, técnicos e profissionais de saúde. Para o chefe de delegação, Ronan Castro, a expectativa para 2022 é alta.
"Temos atletas cada vez mais preparados e este ano não vai ser diferente. Acredito no potencial de todos e tenho certeza que os treinamentos e a preparação feita até aqui serão recompensados", destacou.
Esse ano, o Amazonas possui 110 atletas competindo em 13 modalidades, entre elas basquete, voleibol, futsal, handebol, atletismo, badminton, judô, karatê, wrestling, tênis, tênis de mesa, xadrez e e-Sports (Clash Royale).
Abertura - A abertura dos JUBs 2022 foi realizada na noite desta segunda-feira (19/09), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento reuniu atletas, dirigentes e autoridades de todo país.
Pela primeira vez participando da competição, o atleta de tênis Hisaquiel Malcher, acadêmico de Educação Física, do Centro Universitário do Norte, falou da emoção em estar nos JUBs 2022.
"Estar aqui é muito gratificante. Depois de todo o sacrifício pra chegar, a sensação, além de alívio, é de gratidão, por como fomos tratados desde a chegada no aeroporto até o hotel, que nos dá o maior conforto. A competição em si tem toda a estrutura para nos ambientar da melhor forma, com transporte, alimentação e área de convivência entre os atletas, tudo bem planejado e bem organizado", ressaltou o tenista.
A competição - Para esta edição, a maior da história, os JUBs irão receber aproximadamente sete mil participantes de todas as unidades federativas do Brasil, sendo cinco mil atletas credenciados, disputando em 28 modalidades, entre individuais e coletivas, nos naipes masculino e feminino.
As disputas serão realizadas de 19 a 24 de setembro.