Ao todo, serão seis etapas nas cinco regiões do Brasil e os vencedores de cada uma disputarão a final em São Paulo; o ex-jogador Cafu esteve presente na seletiva da capital
Evento, que busca revitalizar quadras nas comunidades, aconteceu na quadra do bairro Dom Pedro (Jeiza Russo)
Concorrendo a um passaporte para assistir a Copa do Mundo no Catar, 24 times femininos e masculinos disputam, com a bola da Copa, o torneio nacional de futebol “A Jornada Al Rihla”, realizado pela Adidas em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA). O evento iniciou no sábado (24) e continua neste domingo (25), em Manaus. Essa é a última etapa antes da grande final em São Paulo, após passar por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Goiânia.
O presidente da CUFA, Hebert Novaes, destacou que o evento busca revitalizar quadras dentro de comunidades para deixar um legado para os fãs de futebol e moradores da região. Em Manaus, a quadra do bairro Dom Pedro, onde acontece o evento, passou pela reforma.
Ao todo, serão seis etapas nas cinco regiões do Brasil e os vencedores de cada uma disputarão a final em São Paulo. É uma competição de 3x3, ou seja, é dividida por trios, tanto feminino, quanto masculino. As regras do torneio são: os trios são formados por dois jogadores de linha e um goleiro; as disputas acontecem em dois tempos de cinco minutos cada; não há lateral, escanteio ou tiro de meta, a menos que a bola saia por cima das telas de proteção; entre outras.
Cada etapa contará com embaixadores Adidas que irão cobrir o evento e desafiar os atletas com atividades específicas com a bola. Em Manaus, os escolhidos para acompanhar o torneio foram os youtubers Gabriela Martins e o Bruno Evangelista, conhecido como “FutBlack”. Bruno relata que está amando viver essa experiência.
“Está sendo incrível, não me arrependo nenhum pouco de ter vindo. Fora que está presente neste evento, em que vocês ficaram com essa quadra maravilhosa, meninas e meninos estão tendo essa oportunidade de ir assistir a Copa do Mundo, é bom demais fazer parte disso”, frisou Bruno.
Presença especial
O ex-jogador Cafu (Jeiza Russo)
Em clima de Copa, o capitão da seleção brasileira pentacampeã Cafu, esteve presente no evento, assistindo aos jogos de perto. O ex-futebolista destacou a importância do torneio. “Eu costumo falar que o futebol é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existe no mundo. É integração desses jovens na sociedade, tendo os mesmos direitos e igualdade. Por meio dessa parceria maravilhosa, meninos e meninas podem ter essa realização de um sonho”, relatou.
Ao ser questionado sobre a expectativa para a Copa do Mundo, disse estar confiante com a vitória e o hexa do Brasil. “Esperamos que o Brasil consiga o hexa. Vejo uma seleção brasileira hoje mais experiente, tranquila, sossegada e sabendo da responsabilidade que tem, uma seleção com grandes jogadores. Eu vejo uma seleção apta a ganhar a copa desta vez”, disse Cafu.
No sábado (24), Cafu esteve no Manauara Shopping, na Loja Adidas Performance, localizada no piso Castanheiras, para uma sessão de autógrafos com fãs, admiradores de seu trabalho e história.
Sonhos realizados
Entre os 24 times, o trio de amigos e jogadores, selecionados para as quartas de finais, Rairison Muniz, Riquelme Estevão e Rodrigo Xavier contaram que estão realizando um sonho ao conhecer o seu ídolo e tendo a chance de assistir a Copa do Mundo presencialmente.
“O sentimento é incrível, principalmente por estarmos participando disso juntos, somos amigos e parceiros de campo. Assim que ficamos sabendo, não pensamos duas vezes em nos escrever. Só de estar aqui já valeu a pena. Agora vamos lutar para conseguir ir para a final e realizar esse sonho”, relatou Riquelme.