Esporte

Festival Paralímpico promove atividades para diversas faixas etárias neste sábado (24)

Evento, em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, reuniu atividades como bocha, parabadminton e voleibol sentado para crianças e adultos

Beatriz Aquino
24/09/2022 às 15:38.
Atualizado em 24/09/2022 às 15:38

Na ação, pessoas com deficiência são incentivadas a mostrar suas habilidades esportivas (Beatriz Aquino e Irina Coelho)

Organizado pelo Centro de Referência Paralímpico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), acontece neste sábado (24), o Festival Paralímpico em alusão ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência. Com mais 250 pessoas inscritas, a partir dos 13 anos, o evento iniciou às 8h30, com atividades motoras, pré-desportivas e esportivas para crianças e adultos.

O coordenador do projeto, João Libardoni, explicou que todo ano o Comitê Paralímpico Brasileiro realiza esse evento. Entretanto, a partir de 2021, após a Universidade se tornar Centro de Referência Paralímpico, foi possível realizar a atividade em suas dependências. 

“A ideia do Comitê Paralímpico por meio do Centro de Referência é que a gente incentive as pessoas com deficiência a participarem das modalidades com objetivo de detectar talentos e futuros atletas. No dia de hoje acontece o evento, tanto para Pessoas com Deficiência, quanto para as sem”, ressaltou.

Divisão

A professora e uma das coordenadoras do evento, Minerva Amorim, informou que o evento foi dividido por faixa etária: sub 13, sub 18 e a categoria adultos.

“Nós temos várias atividades separadas por idade, funcionando como se fossem um rodízio, 30 minutos em cada. Hoje temos a bocha, parabadminton, voleibol sentado e o atletismo. É um festival que está acontecendo em todas as capitais do Brasil, e estamos muito felizes em realizar o evento, pois sabemos a importância que isso tem na vida de cada um aqui”, disse.

Para Iago José, 15, o evento é uma grande oportunidade de praticar o esporte que gosta e fazer novas amizades. Acompanhado dos pais, Alessandra Gondim e José Canto, o menino contou que pratica a bocha há 2 meses.

“A bocha é um esporte jogado em duas equipes, em que o objetivo é lançar as bolas o mais perto possível da bola branca e pequena. É basicamente isso, e eu tenho gostado muito e pretendo continuar praticando”, disse.

Atividades do Centro

O Centro de Referência Paralímpico da Ufam funciona diariamente e trabalha com modalidades como atletismo, voleibol, natação, tênis de mesa e bocha.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por