Volante voltou na pegada para 2012. Mesmo reserva, não tem feito cara feia e foi alvo de conselhos de profissionais do clube. Ele tem mostrado bom humor nos treinamentos
(Casemiro despontou como grande promessa no São Paulo)
Ano novo, vida nova. É o que espera Casemiro para 2012. Depois de iniciar 2011 como aposta da base tricolor, o volante terminou a última temporada em baixa. A diretoria pensou em negociá-lo. Leão não sabia se poderia contar com o jogador. Mas o garoto (19 anos) retornou das férias na “pegada”, como se diz entre os boleiros.
A primeira conversa com o treinador foi, na verdade, uma intimação. Leão, no primeiro contato, o questionou sobre como tinha passado as férias. Ouviu (e gostou) do volante que o comprometimento seria diferente e poderia confiar.
O coordenador Milton Cruz aposta muito no volante. A cúpula, que pensou em vendê-lo, agora não abre mão. Acredita no amadurecimento, o procurou para uma conversa, e deu voto de confiança.
– Ele não terminou bem o ano, mas sabemos que tem futebol e pode render. Foi pouco tempo este ano, mas demonstra que está empenhado, integrado e no mesmo espírito do grupo. Isso vai ter reflexo no seu futebol, que vai crescer dentro de campo. Ele me parece com alegria para apresentar o futebol que o fez ganhar destaque – confidenciou o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes, ao LANCENET!.
O presidente Juvenal Juvêncio também segue a mesma linha de pensamento. E na prática Casemiro mostra que, ao menos por enquanto, está afim de mudar sua imagem. Já que talento ele tem.
Colabora com o volante a pré-temporada, algo que não teve ano passado, por disputar o Sul-americano Sub-20. Melhor preparado fisicamente, o jovem, nos treinos, apresenta postura diferente do fim do ano passado. Antes desinteressado, agora orienta, cobra, divide... E não desanima ou faz “cara feia” por trabalhar entre os reservas.
Contra o Botafogo, Casemiro deve ficar no banco. Mas se a pegada continuar, logo poderá ser titular.
Conversas ao pé do ouvido
Comissão técnica
Leão e Milton Cruz são os dois membros que mais falam com o volante. O treinador cobra, o auxiliar dá conselhos e tenta explicar o quanto o volante tem potencial para brilhar.
Diretoria
Depois de não envolver o jogador em negociação e recusar propostas de até 8 milhões de euros (R$ 18 milhões) neste fim de ano, a cúpula conversou com o jogador e mostrou o quanto ele tem peso e valor no clube.
Empresários
Júlio Fressato e Joseph Lee são os agentes. O primeiro, com quem está mais tempo, Casemiro conversa frequentemente. Fressato disse que o volante quer “arrebentar” este ano, para depois pensar em Europa.
Milton Cruz (com a palavra)
Casemiro fez tudo direito e voltou bem para a pré-temporada. Conversei com ele e expliquei a importância de se jogar uma Olimpíada. É algo único na carreira, com atletas de ponta de todo mundo.
No São Paulo, tem que se dedicar, porque a concorrência é grande no meio. Mas ele tem potencial e qualidade. Está marcando mais e sempre com bom passe. Começa no banco, mas logo pode ter chance e precisa estar preparado. Ele tem tudo para fazer um bom ano e voltar a jogar como quando subiu da base.