Durante a reunião, o titular da Secretaria de Segurança Pública afirmou que irá fazer melhorias no Sistema Emergencial de Taxistas (Sertaxi)
(Marcelo Rodrigues Machado, 24, foi o 7º taxista morto em 50 dias)
Taxistas se reuniram na manhã desta quinta-feira (5) para discutir sobre a segurança da categoria com o titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Paulo Roberto Vital. O Sistema Emergencial de Taxistas (Sertaxi), que faz ligação direta com a polícia via rádio, foi lembrado como um meio que pode auxiliar a atuação da polícia em situações de emergência.
O serviço de monitoramento funciona há mais de quatro anos e possui uma linha exclusiva para os taxistas. A intenção é que os motoristas acionem a polícia quando verificarem alguma suspeita de crime, além de auxiliar a SSP a monitorar as corridas dos taxistas.
Segundo dados da SSP, o Sertaxi não registrou crime de gravidade, dentre elas latrocínio e homicídio, nas mais de 40 associações que aderiram ao sistema.
Durante a reunião, os taxistas apresentaram ao secretário o projeto que prevê a instalação de cabines blindadas nos veículos, que deverá ser apresentado na prefeitura e no governo. O secretário confirmou que irá intensificar a revista nos táxis nas blitze e abordagem da polícia.
Uma nova reunião foi marcada para acontecer em duas semanas, para discutir novas medidas de combate aos criminosos.