O uso de máscaras em ambientes fechados vai permanecer obrigatório
Uso de máscaras em ambientes fechados vai permanecer obrigatório (Foto: Junio Matos)
O decreto que desobriga a utilização de máscaras de proteção em ambientes abertos deve ser publicado ainda nesta quarta-feira (16), em edição do Diário Oficial do Município (DOM). A informação foi confirmada por meio de apuração de A CRÍTICA junto à prefeitura de Manaus. No entanto, o uso da máscara em locais fechados permanece obrigatório.
A desobrigação do uso foi anunciada pelo prefeito David Almeida no dia 8 de março que, à época, informou que a recomendação foi decidida com base na queda de casos de Covid-19 em Manaus.
"Quatorze dias após o fim do Carnaval, no dia 16, estaremos anunciando o fim da obrigatoriedade da utilização das máscaras em locais abertos, dependendo da evolução epidemiológica da transmissibilidade da Covid-19. Tomamos essa decisão baseados nos dados apresentados pela direção da Semsa e tendo sempre prudência e cautela”, explicou o prefeito na ocasião.
Três dias depois, o governador do Amazonas, Wilson Lima, emitiu um decreto recomendando a desobrigação do uso de máscara em ambientes abertos a todos os municípios do Estado.
Apesar disso, Wilson Lima reforçou que o uso de máscaras é essencial para a população idosa do Amazonas, tendo em vista ser o grupo com maior risco do contágio da Covid-19.
“Estamos recomendando a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos. Porém, recomendamos que as pessoas acima de 70 anos continuem usando as máscaras, pois essa população está tendo os casos mais graves e com maior vulnerabilidade”, descreveu o governador.