Crimes são de compras de votos, boca de urna, transporte ilegal de eleitores, dentre outros
(Foto: Agência Brasil)
Até às 11h deste domingo de votação, a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Amazonas sete casos de compra de votos; duas ocorrências de boca de urna; uma de violação de sigilo do voto; transporte ilegal de eleitores; cinco ocorrências de falsidade ideológica na esfera eleitoral e houve 257 materiais de campanha apreendidos. No primeiro levantamento, 18 pessoas foram presas por crimes eleitorais.
A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Amazonas durante o primeiro turno das eleições deste domingo (02), será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Manaus. Toda a atividade é acompanhada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
Em todo o Amazonas, cerca de seis mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança do pleito. Além disso, a operação conta com viaturas e embarcações, além de uma aeronave está empregada para a ação no estado.
Operação Eleições 2022
A Operação Eleições 2022 tem como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).