Os três foram encontrados em estado grave de desnutrição após passarem quase um mês perdidos na floresta, em Humaitá
População da cidade foi receber os irmãos no momento em que foram encontrados (Foto: Walter Junior/Arquivo Pessoal))
Os irmãos de seis e oito anos, que foram encontrados na última quarta-feira (15), após ficarem quase um mês desaparecidos na floresta em Manicoré (a 332 quilômetros a sudoeste de Manaus), devem chegar na manhã desta quinta-feira (17) em Manaus para receberem um melhor atendimento médico.
Eles desembarcarão no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e farão a viagem em uma UTI aérea. A previsão é de que os dois cheguem no fim desta manhã.
De acordo com informações do Hospital Regional Dr. Hamilton Cidade, as crianças não foram transferidas antes porque estavam em um quadro muito grave de desnutrição. Foi preciso que houvesse uma estabilidade clínica dos dois para que a viagem fossem autorizada.
NOTA OFICIAL
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que decolou na manhã desta quinta-feira (17/03) uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea que irá resgatar os irmãos que foram encontrados após 27 dias perdidos na floresta, em Manicoré.
A equipe de saúde, composta por um médico, um enfermeiro, além do piloto e copiloto, decolou às 8h44 desta manhã em uma aeronave bimotor, modelo Embraer EMB-110 "Bandeirante".
A previsão é que a operação dure em torno de 2h30, sendo 1h de voo e cerca de 30 a 60 minutos em solo. O pouso está previsto para às 11h30 no hangar da Manaus Aerotáxi.
Os pacientes precisam estar estabilizados para embarcarem e a transferência seja realizada.