Manaus tem o privilégio de ser banhada pela maior bacia de água doce do mundo, mas isso não significa que o recurso não deva ser preservado
(Foto: Divulgação/Água de Manaus)
Esse mês celebra-se o Dia Mundial da Água. A data de 22 de março relembra a importância fundamental desse recurso para a existência humana. Apesar de 70% do planeta ser coberto por água, apenas 1% desse volume é considerado potável.
Manaus tem o privilégio de ser banhada pela maior bacia de água doce do mundo, mas isso não significa que o recurso não deva ser preservado. Utilizar de forma consciente esse bem natural é a base para um futuro mais sustentável e mudanças de hábitos simples no cotidiano podem fazer bastante diferença.
O coordenador operacional da Águas de Manaus, Remison Fortes, observa que praticar o consumo consciente significa repensar a forma como a água é utilizada na rotina, evitando desperdícios. Dados do Instituto Trata Brasil mostram que 39,2% da água captada no país é desperdiçada. Ele explica que o desperdício está relacionado a vários fatores, como perdas domésticas, ligações irregulares, vazamentos, entre outros. Desde que a Águas de Manaus assumiu a concessão do serviço há três anos, a capital amazonense tem avançado consideravelmente nessa questão. Nesse período, a perda de água tratada caiu 20 pontos percentuais, saindo de 74,7%, em 2018, para os atuais 57,3%. Isso graças às campanhas de orientação e investimentos em novas tecnologias para melhorar o serviço prestado na cidade.
Uma das frentes de trabalho da empresa é o programa “Vem com a gente”, iniciativa em que as equipes da Águas de Manaus percorrem os bairros da cidade realizando a regularização do abastecimento, evitando, com isso, o desperdício. As equipes já instalaram mais de 150 km de redes de água em regiões de palafitas, becos e rip-rap, com impacto na saúde e na qualidade de vida para cerca de 130 mil famílias que não contavam com redes regulares em suas casas.
Paralelo ao trabalho da Águas de Manaus, a população tem um papel muito importante na preservação desse recurso. “São atitudes que todos sabem, já ouviram alguma vez, mas que precisam se tornar um hábito para que o resultado seja concreto”, destaca Fortes.
A primeira dica é manter a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com o registro aberto gasta-se 13,5 litros de água em apenas dois minutos. Banho curto, com a torneira desligada enquanto se ensaboa, pode gerar uma economia de até 30 mil litros por ano.
Para limpar os detritos das calçadas e quintais, o ideal é usar uma vassoura, e não a água da mangueira, que em 15 minutos gasta em média 280 litros de água. Na irrigação do jardim, dê preferência ao regador.
A reutilizar a água da máquina de lavar roupas para limpar áreas externas, como as calçadas, é uma alternativa em favor do meio ambiente. Ligar a lavadora apenas quando tiver roupas suficientes para encher o equipamento é outra forma de evitar desperdício.
A população deve ficar atenta a possíveis vazamentos em casa, como em descargas, por exemplo. Um buraco de dois milímetros pode desperdiçar até 3.500 litros de água por dia.
Caso identifique qualquer perda de água tratada nas ruas, a população pode entrar em contato com a Águas de Manaus, por meio dos canais de atendimento, que são gratuitos e disponíveis 24 horas por dia. Para ligações e WhatsApp, o contato é 0800 092 0195. A empresa conta ainda com o aplicativo “Águas App” e atendimento via www.aguasdemanaus.com.br.