DICAS

Saiba como evitar golpes financeiros nos ‘restos a receber do Banco Central’

Apesar do fim do período de consultas junto ao Banco Central, período de saques ainda pode oferecer risco aos desavisados. A especialista Denise Kassama deu dicas de como evitar cair em roubada

Lucas Vasconcelos
26/03/2022 às 13:27.
Atualizado em 26/03/2022 às 13:27

Após o Banco Central (BC) ter aberto possibilidade para que milhares de brasileiros que têm dinheiro "esquecido" nos bancos possam consultar os valores a receber e pedir o saque, muitos golpistas aproveitaram a situação para enviar links falsos com o intuito de tentar tirar dinheiro ou acessar as contas e dados. Este sábado (26) marca o último dia de repescagem para as consultas. Os saques, no entanto, poderão ser feitos em data marcada pelo Banco Central.

As tentativas de golpes são feitas por e-mails, SMS, redes sociais e até Whatsapp. Nas mensagens circulam links e informações que prometem consultar e até sacar via Pix, valores disponíveis em bancos.

Para prevenir a população contra o golpe, o BC colocou em seu portal um anúncio pop-up [janelas que saltam na tela do computador ou celular], sempre que você visita um site, com o seguinte texto:

“Não caia em golpes! O único site para consulta e solicitação no sistema é o valoresareceber.bcb.gov.br. Não enviaremos links e ninguém está autorizado a entrar em contato com você em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber”.

Segundo a economista e vice-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Denise Kassama, a quantidade de golpes na internet tem proliferado significativamente e vão desde enviar dinheiro para um desconhecido que copiou os dados de um amigo até o recebimento de um arquivo com vírus que pode roubar no celular ou computador

"Nem banco Central, nem nenhuma instituição financeira solicita dados por aplicativo. Quando as mensagens direcionarem para uma página na internet, observe sempre se o domínio é o da instituição. Domínios diferentes, seguramente são fraudes. No caso do Banco Central e de outras instituições do governo, o domínio obrigatoriamente deverá estar finalizado com 'gov.br' e nunca '.com'", explicou a economista.

Kassama ressaltou que há também o perigo de entrar em sites clonados, mas é possível constatar a veracidade do site acessando as abas da própria interface.

"Alguns sites clonados são praticamente idênticos aos reais. Além de verificar o domínio, procure navegar nas abas ou nas opções antes de logar ou inserir seus dados, pois sites clonados nem sempre são navegáveis. Observe também se no canto da página tem o ícone cadeado fechado, que indica a segurança do site", destacou Kassama.

Prevenção

Denise Kassama, que também é especialista em auditoria interna e externa, comenta que a população deve tomar cuidado aos golpes como falsos investimentos; clonagem de cartões e pagamento de boletos falsos.

"Em economia, não há milagre da multiplicação do dinheiro. Pesquise bem antes de investir seu dinheiro. Busque referencias. No caso dos cartões, muito cuidado onde vai comprar. Não caia em anúncios que vendam coisas muito abaixo do preço de mercado. Procure sempre comprar em sites que ofereçam segurança, e mesmo assim, pesquise se há relatos de pessoas que tiveram problemas nele. Se receber um boleto, antes e mais nada, verifique se efetivamente esta dívida existe. Na dúvida, contate quem emitiu o boleto", recomendou a especialista.

Atenção ao Whatsapp

A economista alertou ainda sobre a atenção do uso do Whatsapp para fazer operações financeiras. Além disso, Denise Kassama orientou sobre o cuidado com vírus por meio de downloads e a troca de senhas, periodicamente.

"O Whatsapp também tem sido usado para golpes. Desconfie da mensagem daquele seu amigo que está pedindo dinheiro porque não conseguiu fazer uma operação no banco. Outras dicas importantes são ter muito cuidado por onde navegar na internet. Procure sempre sites seguros. [É importante ter] cuidado com os downloads, pois dependendo da confiabilidade, pode ter vírus. Periodicamente troque suas senhas  e sempre que possível, faça a checagem [da senha] em duas etapas", finalizou Kassama.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por