Censo QuintoAndar de Moradia aponta que 35% deseja mudar de lar devido a localização e insatisfação do lugar
(Reprodução Internet)
Cada vez mais, a vontade de moradores da região Norte é mudar de bairro. O desejo foi apontado em uma pesquisa do Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, onde 35% dos nortistas têm expectativa de mudar de lar nos próximos anos.
O principal motivo para essa mudança, conforme a pesquisa, é a localização e insatisfação com o local atual o qual chegou a 30%, maior percentual entre as cinco regiões.
“O que difere a região Norte das outras regiões é a motivação, o desejo de mudança e a questão da localização e da insatisfação com o bairro. A gente tem algumas hipóteses e isso se deve muito como o morador avalia tanto o bairro, quanto os serviços ofertados”, explicou o gerente de dados do QuintoAndar, Thiago Reis, à reportagem.
Segundo o estudo, os anseios de mudança ocorrem muito por conta dos serviços oferecidos naquele bairro. A pesquisa mostrou que os nortistas desejam morar em um local mais arborizado, com atividades de cultura e lazer, áreas para prática de esportes, segurança, e com opções de locomoção como transporte coletivo, por exemplo.
“A nota de importância que eles dão para coleta de lixo reciclado é de 9.6, já a satisfação chega a 7.9, ou seja, tem uma diferença de quase 3 pontos, por exemplo. A gente observa que o morador da região Norte se preocupa muito com área verde, questão da segurança, com zeladoria, mas avalia muito mal a oferta disso, hoje, no local onde está, e isso explica um pouco o desejo de mudança, de mudar de casa e bairro que é muito alta”, complementou.
Entre os serviços considerados como importante e mais bem avaliados estão a oferta de coleta de lixo domiciliar, a questão da iluminação pública, comércio como supermercado, padaria, alem de escolas.
A primeira etapa do estudo trouxe outras considerações importantes de moradores da região Norte. Na pandemia da Covid-19, alguns hábitos mudaram e se tornaram mais aparentes. Para se ter noção, 81% dos nortistas relataram que gostam de cozinhar, 71% gostam de receber amigos e 61% gostam de ter e cuidar de plantas. Já quando o assunto é pet, o amor e o espaço cedido aos animais de estimação também é grande - 65% das pessoas têm pets, sendo os cachorros os maiores companheiros (49%), seguido pelos gatos (23%) e pássaros/aves (5%).