O evento, que não acontece há dois anos por conta da pandemia, tem grande programação cultural nesta sexta (10)
(Foto: Felipe Farias/Ufam)
Com o objetivo de ampliar os olhares para uma agronomia sustentável no Amazonas e discutir o cenário atual associado às novas tecnologias, os estudantes curso de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Centro Universitário do Curso de Agronomia (Cuca), realizam a XVIII Semana de Agronomia (Semagro) e II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia (EREA).
A programação que acontece desde a útlima segunda (6) e se encerra nesta sexta-feira (10), reuniu aproximadamente 300 pessoas, entre elas estudantes, professores, pesquisadores de Manaus, Itacoatiara e Humaitá.
Para a estudante e Agronomia e presidente do CUCA, Jhade Saraiva, a grande adesão da comunidade acadêmica demonstra o interesse dos estudantes com o tema do evento que neste ano é "Panorama Rural do Amazonas: da agricultura sustentável ao agro 4.0". Além disso, o retorno presencial contribiu também para o sucesso do encontro.
"A gente percebe como os estudantes estavam sentindo falta de um retorno presencial. É muito gratificante ver nosso auditório, em quase todos os dias e horários, estar sempre lotado. Vemos um retorno muito grande no tempo de perguntas, o interesse cada vez mais em saber dos temas abordados. É muito improtante um evento dessa magnitude após a pandemia", descreveu Saraiva.
A presidente do centro acadêmico ressalta a importância dos temas discutidos em todos os dias do evento. Dentre os temas discutidos, destacaram-se o lado profissional do engenheiro agrônomo, a sustentabilidade e a adesão às novas tecnologias.
"Tivemos palestras voltadas para a capacitação do engenheiro agrônomo, licenciamento ambiental, sustentabilidade da agenda 2030, falamos sobres a precificação de carbono, problemas de orgânciso, bieconomia - que é um tema bastante atual que poucos abordam. É muito importante saber sobre tudo isso", detalhou.
Além da Ufam, o evento também contou com a participação de órgãos públicos como a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas - (Adaf), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Desenvolvimento Agropec do Estado do Amazonas (Idam), e outros.
Os órgãos e instituições, segundo Jhade Saraiva, participaram de mesas-redondas, palestras, oficinas e mini-cursos aos participantes.
"Quanto aos órgãos é importantíssimo essa participação ao evento, principalmente para a aproximação com o estudantes. É uma parceria que esperamos que continue assim para os demais eventos que realizarmos. São locais que os futuros agrônomos querem conhecer melhor e, futuramente, poder contribuir para o Amazonas, desenvolvendo projetos e pesquisas", acrescentou Saraiva.
Após a última palestra que será realizada na tarde desta sexta-feira (10), o evento encerrará com uma grande programação cultural aberta a todo o público. Os interessados podem conferir além das exposições que estão localizadas em toda a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Ufam; stands de alimentação; e até tratores usados na agricultura.
A partir das 17h, o evento contará com a apresentação de uma banda formada por estudantes de Agronomia da Ufam. E, às 21h, a banda amazonense Jhonny Jack Mesclado deve subir aos palcos para encerrar o evento com bastante música regional, que deve durar até às 23h.