Buraco completou cinco meses na quarta-feira (14) e ganhou um bolo de aniversário por de um grupo de ativistas. Previsão para conclusão de obra não foi confirmada
(Foto: Reprodução)
Após ativistas realizarem uma “festa de aniversário” para uma cratera na Avenida 7 de setembro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), fechou com tapumes a área ao redor da cratera, no Centro de Manaus. O buraco está se abriu no local há cinco meses, não havendo qualquer tipo de reparo até então.
Na quarta-feira (14), data dos cinco meses de ‘aniversário’ da cratera, ativistas do movimento ‘Minhas Manaus’ fizeram um protesto bem humorado cobrando a prefeitura o fechamento do buraco. Durante o ato, os manifestantes também lançaram a campanha virtual “Vatapá Buraco”.
De acordo com o grupo, o isolamento da área para a realização da obra de manutenção é a prova de que a mensagem passada durante o protesto foi recebida pelo poder público. “A prefeitura recebeu o recado e interditou a região, os materiais para a galeria já estão chegando no local. Vamos continuar pressionando e só vamos descansar quando a cratera estiver fechada por completo. Isso é o resultado da pressão popular”, diz o comunicado do movimento ‘Minha Manaus’.
Segundo a Seminf, pasta está fazendo um novo levantamento topográfico para verificar a situação na área, pois o nível das águas do Rio Negro ainda não teria baixado o suficiente para dar condições de realização do trabalho.
A “Minha Manaus” aponta que falta de recursos não é o problema, uma vez que no início deste ano a Seminf pagou cerca de R$ 70 milhões em contratos firmados com diferentes empresas para obras de infraestrutura nas ruas de Manaus.
“E cadê o resultado? Enquanto isso, moradores de diferentes bairros encontram dificuldades para transitar no espaço em que habitam. Vivendo à margem do desprezo da prefeitura. Tá na hora de cobrar quem tem o poder nas mãos de mudar essa realidade”, diz um trecho do comunicado do grupo.
Nas redes sociais, os internautas aprovaram o irreverente protesto feito pelo grupo, e com a reposta dada pelo poder público, pediram que novos atos como esse sejam realizados por toda a Manaus. “A iniciativa é muito legal, agora vão nos hospitais que faltam mil coisas. Quem sabe assim eles se manquem também”, disse uma internauta.
“Parabéns pela iniciativa. Que eles também olhem mais para o centro histórico e outras avenidas entregues a buraqueira”, opinou outra.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura não informou quanto tempo deverá ser levado para o fechamento da cratera, nem o valor a ser investido na obra.