Cruzando os braços

Após redução do IPI, trabalhadores da Zona Franca planejam greve no fim do mês

Provável greve foi anunciada pelo vereador Sassá da Construção Civil (PT) durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (21)

Jefferson Ramos
21/03/2022 às 18:30.
Atualizado em 21/03/2022 às 18:30

(Foto: Reprodução)

Ao menos 10% dos 100 mil  trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) deverão cruzar os braços a partir do dia 28 em protesto ao decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que diminui, no final de fevereiro, linearmente a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prejudicando a competitividade das empresas da Zona Franca de Manaus.

A provável greve foi anunciada pelo vereador Sassá da Construção Civil (PT) durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (21). Segundo Sassá, que mostrou uma lista de abaixo assinado com assinaturas de trabalhadores do Distrito, a coleta de assinaturas é orquestrada pelos próprios trabalhadores.

“A qualquer momento depois de 28 os trabalhadores da Zona Franca de Manaus podem parar a qualquer momento em protesto e defesa do seu emprego”, anunciou o vereador, chamando de covarde o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Nesta segunda-feira (21) completa 12 dias que a Zona Franca de Manaus (ZFM) aguarda a reedição do decreto do presidente Jair Bolsonaro que reduziu em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prejudicando a competitividade do modelo.

Na semana passada, o governador esteve reunido com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), mas não conseguiu arrancar uma data fechada para a publicação do novo decreto no Diário Oficial da União (DOU).

No último dia 9, o presidente Bolsonaro (PL) prometeu, em reunião como o ministro da Economia Paulo Guedes e o governador Wilson Lima (UB), retirar os produtos da Zona Franca de Manaus do decreto que reduziu em 25% o IPI.

Apesar da promessa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar novamente em diminuir para 35% o IPI e também mencionou reduzir o IPI das motocicletas, que são produzidas em Manaus.

O coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, senador Omar Aziz disse que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para cobrar uma data definitiva para a publicação do novo decreto que retira os produtos da ZFM da redução linear do IPI, mas que até agora não houve nenhuma definição.

“Perguntei a ele qual o dia que eles vão editar o decreto e ele disse que estavam preparando, mas eu disse ‘é fácil, é só retirar os produtos que têm PPB (Processo Produtivo Básico)”, disse Omar ao A CRÍTICA.

Procurado para confirmar o suposto movimento de greve, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana não respondeu aos contatos da reportagem.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por