Na manhã desta terça-feira, a categoria realizou uma manifestação na frente da Câmara Municipal de Manaus, o que levou o grupo a ter uma reunião com o prefeito da capital
(Foto: Divulgação)
O prefeito de Manaus David Almeida (Avante) prometeu a representantes de categorias do transporte executivo e alternativo 40 novas permissões, totalizando 320, para veículos do novo serviço modal complementar, regularizados pela lei n° 150/2022 aprovado na Câmara Municipal de Manaus de segunda-feira (6). A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (7).
A resposta positiva vem depois da manhã desta terça-feira ser marcada por manifestações aonde os representantes da categoria dos executivos reuniram dezenas de microônibus que ocuparam os arredores da casa legislativa.
No texto aprovado na segunda-feira, a lei diminui de 470 para 280 a quantidade de veículos de serviço modal complementar, extinguindo os ‘alternativos’ e ‘executivos’. A lei também integra os modais executivo e alternativo ao transporte coletivo tradicional e amplia a vida útil dos ônibus dos atuais 10 anos para um prazo que ainda será definido pela prefeitura.
Ao A CRÍTICA, Equias Sobrinho, representante da categoria do transporte executivo e presidente da Coopnova, disse que a reunião com David Almeida foi extremamente positiva e que as expectativas são as melhores.
“Nossa avaliação é positiva. A gente vê por um lado de que nós conquistamos mais 40 vagas em uma situação que o prefeito já tinha batido o martelo, que ficaria em 280 permissões. Então foi uma conquista pra nós”, disse Sobrinho.
Segundo o representando dos executivos, David Almeida recebeu de forma pacífica os representantes das categorias. “O prefeito nos recebeu de forma muito agradável, prometendo que não prejudicaria nossa categoria. Foi muito boa a conversa”, destacou.
Na reunião estavam presentes também o presidente da câmara municipal de Manaus, David Reis e o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana Paulo Henrique Martins.