Após três anos de muito estudo, e com a aprovação garantida, os estudantes amazonenses agora aguardam ansiosamente o início das aulas
(Jeiza Russo/Freelancer)
Histórias de luta, sacrifício, lágrimas e também de felicidade permeiam a lista de aprovados no Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2022, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), divulgada em agosto.
Uma dessas histórias é da jovem Brenda Barros de Alencar, que aos 18 anos de idade, foi aprovada para o curso de enfermagem. Nascida e criada no bairro Tancredo Neves, na zona Leste de Manaus, a agora universitária estudou o ensino médio na Fundação Matias Machline, um projeto social desenvolvido por empresas da Zona Franca de Manaus (ZMF), e tem uma vida dedicada aos estudos, algo recompensado com uma vaga na Ufam.
Em entrevista ao A CRÍTICA, a jovem confessa que seu sonho ainda é cursar a faculdade de medicina, mas viu no curso de enfermagem não apenas uma boa possibilidade de graduação, como também uma forma de ficar perto do primeiro sonho.
“O meu primeiro ano foi a minha menor nota no PSC, porque eu estava me acostumando com o ritmo da fundação. Meu sonho é medicina, mas depois dessa primeira prova pensei que seria melhor tentar enfermagem primeiro, porque aí eu posso fazer o processo seletivo já na Ufam”, relata a estudante.
Quem também sonha com medicina, mas que conseguiu entrar diretamente no concorrido curso da Ufam é Rayssa Baraúna, uma adolescente de 17 anos que desde dos 14 anos estuda focada no PSC da Ufam, ainda que inicialmente pretendesse seguir pelo caminho das ciências humanas.
(Divulgação)
“Entrei no ensino médio sem saber exatamente o que eu queria cursar, então resolvi focar nos cursos mais concorridos. Como eu achava que era melhor na área de humanas, escolhi Direito e ainda no primeiro ano passei no Macro da UEA. E quando eu fiquei sabendo, não me senti realizada, porque percebi que na verdade era bem melhor na área de biológicas”, conta a agora universitária.
Rayssa também é moradora do bairro Tancredo Neves, tendo feito todo o ensino médio na Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, administrada pela Polícia Militar. Para alcançarem tal objetivo, as duas estudantes resolveram se dedicar integralmente, Brenda, por exemplo, tem planeja toda a semana com antecedência, dividindo por dias as matérias a serem estudadas.
De acordo com o edital, ao todo, a UFAM está ofertando 2.369 vagas para os aprovados na 3ª etapa do PSC 2022. Segundo o edital, 1.886 vagas são para a unidade de ensino de Manaus e 483 vagas para as unidades da UFAM do interior do Estado.
O PSC 3ª etapa é destinado somente a alunos regularmente matriculados na 3ª série do Ensino Médio no ano de 2021, que tenham efetuado inscrição e realizado as provas na 1ª e 2ª etapas do Projeto 2022.
Enquanto uns entram na Universidade, outros começam - ou seguem – tentando entrar em uma instituição de ensino superior, desta vez a Universidade do Estado do Amazonas, que está com inscrições abertas para o Vestibular 2022, acesso 2023, e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).
São ofertadas 3.735 vagas. Deste total, 2.241 são para o Vestibular, sendo 1.146 para a capital e 1.095 para o interior. Já para o SIS, foram disponibilizadas 1.494 vagas, sendo 764 para a capital e 730 para o interior.
As vagas estão divididas entre 90 cursos, sendo 50 destinados à capital e 40 para o interior. A UEA destaca ainda que oferta 722 vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 240 vagas para indígenas.
As inscrições serão realizadas no portal da instituição (www.uea.edu.br). O boleto para inscrição pode ser pago até o dia 23 de setembro de 2022, mas deve ser impresso durante o período de inscrição.