Projeto urbanístico da nova etapa do Prosamin prioriza bem-estar e a qualidade de vida dos moradores do entorno, com foco em jovens e crianças
Crianças correm no Parque Dois Amigos, localizado ao lado do Residencial Mestre Chico, Centro de Manaus (Tiago Corrêa/UGPE)
A nova etapa do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) amplia os espaços públicos para uso das crianças, dos adolescentes e das famílias de um modo geral, assim como as áreas verdes, os equipamentos de lazer e o planejamento da oferta de atividades culturais.
O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, Marcellus Campêlo, explica que a existência de espaços públicos para o lazer e atividades culturais das crianças e adolescentes são fundamentais para que elas se desenvolvam de forma mais saudável e diz que a mudança foi um orientação do governador Wilson Lima (UB).
O Prosamin+ é executado pela UGPE com o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Governo do Estado. O programa compreende 445.596,31 m², em dois trechos projetados ao longo do Igarapé do 40, entre a área conhecida como Manaus 2000, no bairro Japiim, e a comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes. Ele reserva 39% dessa área para reflorestamento e para paisagismo.
Marcellus Campêlo explica que, no projeto urbanístico do Prosamin+, a equipe da UGPE procurou priorizar o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores do entorno. “A ideia é dar condições para que as crianças e adolescentes tenham espaço adequado para se desenvolverem de forma saudável, com opções de divertimento e lazer ao ar livre e de compartilhamento de experiências”, frisou.
O Prosamin+ também prevê a implantação de ciclovias, passeios e calçadões, a reestruturação viária nas áreas de abrangência, construção de conjuntos habitacionais, implantação de dois parques e sete praças. “Com o traçado desenvolvido, foi possível implantar uma diversidade de equipamentos e mobiliários urbanos, que permitirão uma variedade de atividades ao ar livre, de esporte, lazer e bem-estar. Estão contempladas, por exemplo, as construções de quadras poliesportivas, de academia de ginástica ao ar livre, anfiteatro com arquibancada, espaços para artes itinerantes e murais para exploração do grafite”, enumera Campêlo.
Imagem ilustrativa dos espaços para crianças no novo Prosamin+ (Reprodução)
O projeto também inclui uma praça de alimentação com quiosques e um espaço destinado à montagem temporária de barracas ou carrinhos e diversos brinquedos de usos infantil e infanto-juvenil. Os playgrounds, com área total de 1.495 m², estarão subdivididos em toda a extensão do Prosamin+, com mesas de piquenique, de jogos (da velha, trilhas, xadrez) e de ping pong, gangorras, dinotunel, balanços, escorregadores e área para amarelinha em piso emborrachado.
As áreas marginais ao Igarapé do 40, de acordo com Marcellus Campêlo, serão dotadas de um circuito de ciclovia de 4.556,40 m², contendo ampla rede de passeios livres de obstáculos, atento aos preceitos de acessibilidade universal.
Na área cultural, ele adianta que estão sendo firmadas parcerias para a oferta de várias atividades. “A principal delas é com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), que já tem atuação conjunta com a UGPE nos parques construídos em outras fases do programa. Ao longo dos anos, o Prosamin constituiu um leque de parceiros de sustentabilidade e continua aberto às empresas e instituições dispostas a atuar nas mais diversas áreas, sejam elas educacionais, culturais e socioambientais”, destacou.