Mais de 40 instituições participaram da reunião, que abordou diversos assuntos referentes à operação censitária, e tirou dúvidas dos presentes
Nesta terça-feira (26), o IBGE no Amazonas realizou a 1ª Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC), com órgãos e instituições do Estado do Amazonas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O Superintendente do IBGE, Ilcleson Mendes, presidiu a reunião, e realizou uma apresentação sobre o Censo Demográfico 2022, direcionada a mais de 40 instituições públicas Estaduais, representantes de diversos segmentos da sociedade, para esclarecer diversos pontos acerca da preparação e organização do IBGE para a operação censitária.
Além de Ilcleson Mendes, compuseram a mesa, Nelson Azevedo, Vice-presidente da FIEAM, e Valdenor Cardoso, Sub-secretário de Planejamento do Governo do Estado. A REPAC é importante para que a comunidade local participe ativamente da preparação e da realização do Censo Demográfico, dando transparência à operação.
No total, três REPACs serão realizadas no Estado e em cada município, sendo uma antes do Censo (a Estadual, realizada hoje), uma durante, e a última, após a operação censitária. Nesta primeira reunião foram abordados diversos temas, incluindo: uma apresentação do Censo 2022; sigilo das informações fornecidas pelos informantes; objetivos da Base territorial do IBGE; informações sobre os postos de coleta e apresentação da equipe do IBGE para o Censo; divulgação do Censo; locais de treinamento; parcerias; recenseamento de povos e comunidades tradicionais; imigrantes refugiados; recenseamento em áreas com restrição de segurança; em condomínios etc..
O Censo Demográfico 2022 será a maior operação de recenseamento já organizada no País. O objetivo do Censo é contabilizar toda a população e, para isso, serão visitados cerca de 1,1 milhão de domicílios, no Amazonas. No total, mais de 3 mil pessoas trabalharão na operação censitária, no Estado. Somente em Manaus serão 1.495 recenseadores envolvidos.
O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.
Após o treinamentos de toda a cadeia de servidores censitários do IBGE, incluindo os 2.702 recenseadores do Amazonas, que aconteceu entre os dias 18 a 22 de julho, sendo complementada nesta semana, os recenseadores que atuarão no Censo estão sendo contratados pelo IBGE.
As contratações estão sendo realizadas nas sedes do CETAM, em Manaus, e nas agências e postos de coleta do IBGE, nos municípios do interior do Estado. Neste momento, os recenseadores já estão recebendo os coletes, bonés, Dispositivos móveis de colete, e todo o material necessário para o início do trabalho no Censo.
O coleta domiciliar do Censo começa no dia 1º de agosto, segunda-feira, e vai até o dia 31 de outubro. Todos os domicílios do Amazonas serão visitados, totalizando cerca de 1,1 milhão de domicílios estimados.