"Queremos seguir superando marcas, sempre com apoio de nossos colaboradores e do nosso público consumidor”, afirma Jefferson Dias, Diretor Geral da fábrica de motocicletas do BMW Group
BMW G 310 GS Triple Black (Foto: BMW)
Com um exemplar da BMW G 310 GS Triple Black, no dia 17 de março, a fábrica do BMW Group em Manaus chega a 50 mil motocicletas produzidas desde 2016, ano em que entrou em funcionamento. A marca é mais uma conquista da planta, que segue a celebrar o marco de cinco anos de produção própria no Brasil. Antes, a produção era feita com um parceiro nacional.
Promovida como ‘Sua Primeira BMW’, a BMW G 310 GS é destinada a clientes que sempre quiseram adquirir um produto da marca e desejam uma motocicleta, versátil e com o DNA da BMW Motorrad.
“Chegamos a 50 mil unidades produzidas na nossa unidade própria e este marco representa bem a consolidação da planta de Manaus como uma unidade BMW Group. E queremos seguir superando marcas, sempre com apoio de nossos colaboradores e do nosso público consumidor”, afirma Jefferson Dias, Diretor Geral da fábrica de motocicletas do BMW Group em Manaus. “Movimentamos a vida com paixão para produzir as melhores motocicletas do mundo com um time engajado na qualidade e com foco total em nosso cliente”, reforça o executivo.
Além da BMW G 310 GS, a fábrica também é responsável pela produção dos modelos: G 310 R, R 1250 GS, R 1250 GS Adventure, S 1000 RR, F 750 GS, F 850 GS e F 850 GS Adventure. Antes da abertura da planta, a BMW Motorrad compartilhou, entre 2009 e 2016, a linha de produção com um parceiro local na capital do Amazonas.
A BMW G 310 GS em detalhes
O confiável motor monocilíndrico de refrigeração líquida de 313cc com quatro válvulas, dois eixos de comando de válvulas no cabeçote e a injeção eletrônica de combustível formam o coração da BMW G 310 GS. A inclinação do cilindro para a parte traseira e a cabeça do cilindro girada em 180 graus permanecem como uma das principais características do projeto. Com uma potência de 25 kW (34cv) a 9.250rpm e um torque máximo de 28Nm a 7.500rpm, o motor monocilíndrico é o parceiro ideal para o prazer dinâmico do motociclismo. A presença da tecnologia Ride by Wire (acelerador eletrônico) é outro destaque, pois confere uma aceleração mais direta e arrancadas mais progressivas.
Com relação a questões estéticas e funcionais, a BMW G 310 GS traz iluminação totalmente em LED no farol dianteiro, na lanterna traseira, e nos piscas dianteiro e traseiro. Os manetes de freio e embreagem são ajustáveis, reguláveis em quatro posições, adaptando-se ao tamanho das mãos do piloto.
Fábrica de Manaus
Única planta completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha, a fábrica do BMW Group em Manaus (AM) completou cinco anos em 2021 e é responsável pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil. Com área aproximada de 10 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 15 mil motocicletas por ano, a planta possui ações voltadas para sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo redução na emissão de CO2, e tem certificação I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita a empresas garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e limpas. Desde 2019, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Completo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).
Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS.