A mais recente, intitulada “A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Amazonas”, foi divulgada hoje
O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), além de ofertar cursos técnicos e de qualificação profissional, está habilitado a realizar pesquisas na capital e interior do estado.
A mais recente, intitulada “A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Amazonas”, foi divulgada hoje. Trata-se do diagnóstico das demandas por cursos técnicos e de qualificação profissional realizado nos dez maiores municípios amazonenses.
O resultado desse mapeamento pode ser encontrado, na íntegra, no site do Cetam: www.cetam.am.gov.br. No período de 28 de abril a 7 de agosto de 2021, foram ouvidos moradores de Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tabatinga, Maués, Tefé, Manicoré, Humaitá e Iranduba.
Diante do resultado, a equipe acadêmica da instituição irá organizar os próximos editais para ofertas de cursos, de modo a atender as expectativas dos candidatos que buscam se qualificar.
Os cursos técnicos que despertam maior interesse entre os moradores ouvidos nas referidas localidades são: Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Administração, Contabilidade, Secretariado, Estética, Turismo e Segurança do trabalho.
Já os cursos de qualificação profissional mais procurados são: Informática Básica, Informática Avançada, Assistente administrativo, Libras, Promotor de vendas, Maquiagem e Tranças e penteados.
Comissão de Pesquisa – O Cetam conta com uma Comissão de Estudo e Pesquisa. A autarquia também faz parte do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Conselho de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecti).
A Comissão de Estudo e Pesquisa do Cetam é presidida pelo diretor-presidente da autarquia, o Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, e formada também pelos professores Salatiel Gomes, Lucimar Jacinto e Josiany Dantas, além da assistente social Tainá Teixeira.
“Seguindo a orientação do governador Wilson Lima, o Cetam está promovendo o desenvolvimento de pesquisas e inovação para a área da educação profissional e tecnológica”, informou o professor José Augusto, acrescentando que isso vem ocorrendo desde o ano passado, com a criação da Comissão cujas ações estão sendo ampliadas por meio de publicações e parcerias interinstitucionais.
Edital – Ainda neste ano acontecerá o lançamento de um edital de Incentivo à pesquisa, específico para a EPT. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Amazonas que, por meio do Cetam e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), fomentará 20 projetos de pesquisa em EPT.