cerimônia ocorrerá no Rancho Sertanejo, em frente ao Aeroclube de Manaus, e contará com a presença dos principais aliados de Amazonino neste pleito, entre eles o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto
Está marcado para este sábado (7), às 9h, o evento de lançamento da pré-candidatura de Amazonino Mendes (Cidadania) ao governo do Amazonas.
A cerimônia ocorrerá no Rancho Sertanejo, em frente ao Aeroclube de Manaus, e contará com a presença dos principais aliados de Amazonino neste pleito. Dentre os nomes confirmados estão o do pré-candidato ao Senado e presidente do PSDB Amazonas, Arthur Virgílio Neto, do presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e do representante da executiva nacional do PSDB, Luiz Carlos.
Em vídeo que circula nas redes sociais de Amazonino, ele faz o convite público para o evento e já indica qual deve ser o seu slogan ou ideia que o guiará na corrida eleitoral deste ano. “Estaremos fazendo em conjunto, irmanados, o lançamento da minha pré-candidatura. Ou melhor dizendo, o lançamento do início da nossa liberdade”.
Amazonino se filiou ao Cidadania para concorrer ao governo do Amazonas. Porém, o partido se fundiu ao PSDB em um processo de federação, o que tem gerado conflitos entre o pré-candidato com o senador Plínio Valério, que também pretende concorrer ao governo do estado, no entanto, pelo PSDB. As duas siglas, porém, só podem lançar um candidato.
Na manhã desta sexta-feira o senador Plínio Valério publicou um link de uma notícia que anunciava o evento de pré-candidatura de Amazonino. Na legenda da postagem, escreveu “acho precipitação, mas faz parte do jogo quando do outro lado tem jogadores profissionais. Candidatura só existe quando homologada em convenção”. Plínio pretende anunciar a pré-candidatura na convenção do PSDB. Os prazos terminam em julho.
Além disso, uma nota assinada por membros do órgão diretivo provisório do PSDB no Amazonas e enviada à reportagem pelo senador Plínio Valério informa que o estatuto da federação PSDB/Cidadania está em processo de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O regulamento diz que o colegiado é órgão máximo de direção da federação e que a convenção eleitoral é o órgão de deliberação para a escolha de candidatos.
“Qualquer tentativa no âmbito estadual em atropelar ou burlar as regras estatutárias da federação do PSDB e do Cidadania ou suas deliberações para a escolha dos candidatos no pleito de 2022 fere o processo democrático”, diz a nota. O documento é assinado pelos membros Francisco Virgílio Melo da Silva, Sheila Patrícia Rodrigues da Silva e Celso Branco Garcia.
Em entrevista à rádio Band News Difusora nesta sexta-feira, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, disse acreditar que Plínio não representa o que os amazonenses esperam ao analisar as pré-candidaturas. “É uma questão política. Será que o Amazonas está analisando as candidaturas, todas elas, inclusive do senador do PSDB? Mas será que pensam que ele pode ser o melhor candidato que represente isso? Nós do Cidadania acreditamos que não. E também o PSDB com Arthur Virgílio, que é o companheiro desta chapa”, disse ele.