New Way – Arms Control

Conexão Puxirum recebe aula gratuita de 'Vogue New Way' nesta terça (19)

A jornalista Malu Dacio, em sua coluna no Bem Viver Blog, conversou com com Parent Neo Shaolin, fundador da Kiki House of Shaolin, que irá ministrar a oficina. Espaço cultural Conexão Puxirum fica localizado na Av. Ramos Ferreira, 1296, Centro

Malu Dacio
18/07/2022 às 15:13.
Atualizado em 18/07/2022 às 15:36

Foto: Parent Neo Shaolin, fundador da Kiki House of Shaolin

Nesta terça-feira, 19, a Kiki House of Shaolin e o espaço cultural Conexão Puxirum localizado na Av. Ramos Ferreira, 1296, promovem gratuitamente o curso ‘New Way – Arms Control’ com o artista amazonense Neo Shaolin. O curso inicia às 18h.

Parent Neo Shaolin, fundador da Kiki House of Shaolin, conversou comigo e explicou que o curso tem a finalidade de fomentar e fortalecer a cena Ballroom de Manaus. “Nós da Shaolin ofertamos diversas oficinas semanalmente de Voguing (estilo de dança que surgiu dentro da cena Ballroom de Nova York dos anos 70, por pessoas LGBT pretas e latinas)”, explica Neo. Atualmente, a liderança da 'House' fica com linderança de Mother Perzpica Shaolin.

O curso vem da estética ‘New Way’ do Vogue. O estilo é uma vertente do estilo caracterizada pelas poses extravagantes e abstratas, uso de flexibilidade durante a performance, movimentos fluídos e precisos dos braços em formas geométricas, linhas, ilusões e elegância. Palavras do artista. “A estética de New Way ainda é pouco popular na cena manauara então temos a intenção de difundir os estudos desse estilo”, complementa.

Parent Neo Shaolin está na cena ballroom de Manaus desde o começo do movimento, em 2019. “Caminho com frequência nos bailes da cidade, a Ballroom é um estilo de vida para mim. Sou especializado nas estéticas Old Way e New Way. Por conta de ser uma cena tão jovem e uma cidade isolada, Manaus tem poucas trocas com pessoas de outras cenas do país além das interações por internet, e sempre fui encantado pela categoria New Way quando assistia vídeos de balls de outras cidades”, conta.

O artista afirma que foi a primeira pessoa a estudar e performar New Way em Manaus. “Com trocas escassas na cidade o jeito de aprender foi assistindo vídeos de batalhas de Vogue nessa estética, procurando material de ensino na internet (que também é escasso e na maioria das vezes em inglês). Com o curso quero facilitar pra quem tem interesse e manter essa categoria viva e forte nos bailes”, incentivou.

E qualquer pessoa independente de orientação sexual, etnia, identidade de gênero pode participar. “Priorizamos pessoas trans, negras, queers, porque são esses os corpos que iniciaram a nossa cultura, mas recebemos qualquer pessoa que tenha vontade de aprender, respeitar e conhecer sobre a nossa história e vivências”, afirmou o artista.

E eis aqui o convite. “Nós da House of Shaolin e do Conexão Puxirum estamos de portas abertas pra receber quem quiser aprender Vogue New Way, é um rolê completamente gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Estamos fortalecendo a cena cultural da cidade de Manaus através da arte, resistência e ativismo”, finalizou.

Mais informações no Instagram @kikihouseofshaolin e @conexaopuxirum

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por