Confira os detalhes do decreto municipal que A CRÍTICA teve acesso. Prefeitura de Manaus embasou a decisão na diminuição do número de casos e de mortes por Covid-19 na capital amazonense
Apesar de liberar o uso da máscara em locais abertos, o decreto recomenda que idosos acima de 70 anos continuem usando máscaras em qualquer ambiente, seja aberto ou fechado (Foto: Junio Matos)
O uso de máscaras em locais aberto de Manaus não é mais obrigatório. Conforme decreto que será publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) - e que A CRÍTICA teve acesso -, apesar de tornar facultativo o uso em locais abertos, o decreto recomenda a utilização de máscara, em qualquer ambiente, aos idosos acima de 70 anos de idade e aos imunossuprimidos.
Conforme o decreto, a decisão de liberar o uso de máscaras em locais públicos levou em conta dados epidemiológicos divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), com destaque para a redução de 80% na taxa de incidência de casos em todas as faixas etárias, e de 35% em internações hospitalares, além da diminuição do número de óbitos por Covid-19 na capital.
Outro ponto destacado pelo documento para a liberação tem a ver com o avanço na vacinação contra o novo coronavírus em Manaus. O documento detalha que, na capital, foram administradas 3,9 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, que corresponde a 85,73% da população com 12 anos ou mais de idade com esquema vacinal completo ou dose única até ontem (15).
A decisão passará a valer de forma imediata, em todo o território da capital amazonense.