Dados levam em conta números de abril de 2021 a abril de 2022 da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. Os números foram debatidos em seminário na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas
Números foram debatidos durante o seminário ‘Violência sexual contra crianças e adolescentes, o cuidado existe?’ ocorrido na manhã desta terça-feira (31), na Aleam (Foto: Junio Matos)
De abril de 2021 a abril de 2022, a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) recebeu ao menos 1.557 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas. O dado foi apontado e discutido durante o seminário com o tema: ‘Violência sexual contra crianças e adolescentes, o cuidado existe?’ ocorrido na manhã desta terça-feira (31), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na zona Centro-Sul de Manaus.
De acordo com a integrante do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), Amanda Ferreira, um dos principais objetivos do seminário é fazer com que a sociedade reflita sobre os cuidados com a faixa etária, além de cobrar das autoridades políticas públicas de proteção e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Segundo ela, um dos lugares mais importantes para se detectar a violência infanto-juvenil é nas escolas, já que grande parte dos números de casos ocorre dentro de casa.
“Um dos lugares mais importantes para a prevenção é a escola. E quando a gente fala de prevenir é prevenir falando como denunciar, como se proteger, mas também é preciso sensibilizar as pessoas que lá estão como gestores, os educadores, as psicólogas e assistentes sociais, a merendeira, o porteiro, por que senão as crianças passam e ninguém olha”.
(Foto: Junio Matos)
A membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, representando a Secretaria Estadual de Assistência Social, Márcia Sahdo, destacou algumas das ações realizadas pelo Estado como parte do apoio à rede da criança e do adolescente.
“Nós estamos trabalhando de forma incisiva com várias demandas, mas reforço que o fortalecimento dos CMDCAs do Estado do Amazonas tem sido uma preocupação muito grande, para que os conselhos municipais estejam fortalecidos”, disse.
“Também ultimamente nós estamos trabalhando com a implantação do Cica (Centro Integrado de Apoio à Criança e Adolescente), que também é um dos trabalhos que temos colocado como prioridade para atender denúncias e levantamentos necessários”, complementou.
A titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), delegada Joyce Coelho, também esteve no Seminário e destacou que o enfrentamento deve ocorrer durante todo o ano e afirmou a importâncias das instituições incentivarem a denúncia.
A titular da Depca, delegada Joyce Coelho, também esteve no Seminário (Foto: Junio Matos)
O Seminário é parte da Campanha Faça Bonito, que durante todo mês de maio realizou diversas ações sobre o tema em todo Brasil, em alusão ao Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação é do Comitê de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes do Amazonas em parceria com o IACAS - Instituto de Assistência à Criança.