No Terminal 1, no Centro da capital , o motorista Manoel Oliveira, de 39 anos, disse que, após sair para votar, estava há mais de 30 minutos esperando o transporte coletivo para retornar para casa
(Foto: Amariles Gama)
Nos terminais de integração de ônibus espalhados por Manaus, a população divide opiniões sobre a movimentação e tempo de espera dos coletivos, neste domingo (2) de eleição. Há quem diga que o cenário não difere dos dias comuns. Porém, há quem percebeu que a movimentação e tempo de espera aumentaram, principalmente nos pontos de ônibus dos bairros.
No Terminal 1, no Centro da capital , o motorista Manoel Oliveira, de 39 anos, disse que, após sair para votar, estava há mais de 30 minutos esperando o transporte coletivo para retornar para casa, no bairro São Raimundo. Porém, ele ressaltou que, geralmente, aquela linha de ônibus demora até mesmo em dias comuns. O que foi confirmado por Paulo Azevedo Grécia, de 64 anos, que também espera pelo mesmo ônibus.
Já o confeiteiro Airton Moreira Nunes, de 42 anos, saiu de casa para votar às 9h e já estava há duas horas fora de casa, sendo 1h à espera do transporte coletivo, no Terminal 2, no bairro Cachoerinha, na Zona Sul de Manaus.
(Foto: Junio Matos)
“Ainda não consegui votar”, contou Airton. Quanto à movimentação no terminal de ônibus no dia de eleição, o confeiteiro disse que “não mudou nada dos dias comuns”, mas, ponderou que talvez estivesse um pouco mais lotado.
No Terminal 3, localizado no bairro Nova Cidade, Zona Norte da capital, a agricultora Maria Lenir Lima Falcão, de 60 anos, contou que havia presenciado um roubo de celular há poucos minutos, e pediu por mais segurança nos terminais de ônibus. Ela, que mora na BR-174, disse que saiu de casa às 4h da manhã para ir à igreja e depois votar.
“Eu acho que deveria ter mais fiscalização, porque agora a menina foi roubada. Aqui a gente não pode se descuidar, dentro do ônibus, saindo, tem que estar com a bolsa segurando porque demora tem um levando. Então, acho que tem que ter mais segurança nos ônibus e terminais”, reivindicou a agricultora, que estava a 30 minutos esperando ônibus para ir ao seu colégio eleitoral.
A movimentação de pessoas estava maior no Terminal 4, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, onde pessoas se aglomeravam a espera de ônibus que, quando chegavam saíam lotados. A auxiliar de serviços gerais, Daniele Oliveira da Costa, de 34 anos, estava com seu bebê de dois meses no colo e disse que esperava por um ônibus há mais de 1h.
(Foto: Junio Matos)
Daniele contou que há 30 minutos havia passado o ônibus da linha que ela esperava, mas por conta da lotação e tumulto, ela não conseguiu entrar no transporte coletivo. “Tem muita gente! Eu acho que está mais movimentado do que nos dias normais”, destacou.
O mesmo foi percebido pelo padeiro, Giovane Pereira da Costa, de 33 anos, que classificou a movimentação nos terminais e, principalmente, nos pontos de ônibus dos bairros como “fora do normal”. Ele contou que, para chegar ao Terminal 5, no bairro São José, Zona Leste da capital, esperou mais de 40 minutos em um ponto de ônibus no bairro Grande Vitória, que estava lotado.