Sebastião Lucivaldo Moraes Carril, do Portal do Zacarias, foi condenado a mais de 2 anos e três meses de prisão por crimes eleitorais
(Foto: Reprodução)
O jornalista e dono do Portal do Zacarias, Sebastião Lucivaldo Moraes Carril, 62, foi preso na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Manaus. Carril foi tirar o passaporte, mas foi surpreendido com um mandado de prisão em aberto expedido pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Glen Hudson Paulain Machado.
O jornalista foi condenado pelo juiz da 3ª Vara da Justiça Eleitoral a cumprir pena de dois anos, três meses e seis dias de prisão em regime aberto por crime eleitoral. Carril foi enquadrado no artigo 324, parágrafo 1 da Lei 4737/65 do Código Eleitoral Brasileiro.
De acordo com o artigo 324 da lei 4737: "caluniar alguém, na propaganda eleitoral, ou visando fins de propaganda, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos, e pagamento de 10 a 40 dias-multa. § 1° Nas mesmas penas incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga".
O jornalista deu entrada no Sistema Penitenciario e hoje a tarde e será encaminhado para a casa do Albergado, onde deve pena. Antes ele deverá passar por audiencia de custódia para iniciar o cumprimento da pena em regime aberto.