'SEM NOÇÃO'

Em depoimento, torcedor diz que não fazia ideia de que tatuagem da águia era símbolo nazista

Ele foi ouvido pelo titular do Dip, delegado Ivo Martins, e negou a intenção de, por meio da tatuagem, fazer apologia ao regime nazista

Joana Queiroz e Lucas Vasconcelos
20/04/2022 às 14:38.
Atualizado em 20/04/2022 às 14:46

O torcedor amazonense que foi fotografado no último domingo (17), no estádio da Colina, no bairro do São Raimundo, zona oeste de Manaus, mostrando  uma tatuagem nas costas de um  símbolo nazista se apresentou hoje pela manhã no 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP) acompanhado por um advogado.

Ele foi ouvido pelo titular do DIP, delegado Ivo Martins, e negou a intenção de, por meio da tatuagem, fazer apologia ao regime nazista. Disse que tatuou o pássaro nas suas costas há dez anos e fez por gostar de águias, mas que não tinha ideia que aquele formato tratava-se de um símbolo nazista.

“Nós fomos atrás dele a partir do momento que recebemos a denúncia-crime do presidente do São Raimundo. Já coletamos o celular dele [torcedor] e ele vai nos fornecer seu notebook. Já foi autorizado que a nossa equipe vá até a casa dele para verificar se existe algum símbolo ou algo que possa relacionar ao racismo ou apologia ao crime”, descreveu o titular do 5º DIP.

 O homem, que não teve o nome divulgado, disse que há dez anos que tem a águia tatuada em seu corpo, e essa foi a primeira vez que teve problemas, que nunca escondeu a tatuagem em espaços públicos como em balneários e outros.

Depois de ouvido ele foi liberado. De acordo com o delegado, as investigações estão iniciando e ainda não é possível dizer quais foram as intenções do homem em tatuar o símbolo nazista nas costas. Conforme Ivo Martins, o homem já iniciou uma nova tatuagem por cima da águia.

Conforme Martins, o homem tem 31 anos de idade, tem endereço e profissão definida, trabalha com Tecnologia da Informação  e mora em um bairro da Zona Leste.

“Ele está totalmente colaborativo com a polícia, tem residência fixa, trabalho com ocupação lícita. Nesse primeiro momento avalio que não é necessário. Mas isso não afasta a possibilidade de eventualmente pedirmos a prisão dele mais para frente. Estamos iniciando as investigações”, destacou o delegado.

Entenda o caso

O homem foi fotografado sem a camisa na arquibancada do estádio durante a estreia do São Raimundo na Série D do Campeonato Brasileiro e mostrava a tatuagem do símbolo nazista nas costas.

A imagem repercutiu nas redes sociais por ser um dos principais símbolos do partido nazista (1920-1945). O desenho da tatuagem ainda faz referência a outra parte do símbolo do grupo que comandou a Alemanha entre 1933 e 1945.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por