Declaração do governador foi durante o evento de lançamento do pacote de obras para recapeamento de 10 mil ruas de Manaus, nesta quinta-feira (28),
Durante o evento de lançamento do pacote de obras para recapeamento de 10 mil ruas de Manaus, nesta quinta-feira (28), o governador Wilson Lima (UB) reafirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL), se comprometeu em publicar nos próximos dias o novo decreto para retirar a Zona Franca de Manaus (ZFM) e reduzir ainda mais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), agora em 35%.
Os dois estiveram reunidos em Brasília nesta última quarta-feira (27). No mesmo dia, o Portal A CRÍTICA apurou que a publicação do novo decreto não retira os efeitos do decreto anterior, ou seja, os produtos da ZFM, mesmo sendo excetuados no novo texto, ainda seriam vinculados a Tabela do IPI, com a redução de 25%.
“Os 25% estão mantidos. O que a gente está fazendo em paralelo a isso, foi um pedido que eu fiz, pra que o Ministério da Economia, juntamente com os técnicos do Estado do Amazonas possam se reunir para que a gente encontre medidas compensatórias como por exemplo imposto de renda, imposto sobre lucro, enfim, medidas de compensação”, revelou o governador.
Wilson ressaltou que ainda confia no diálogo e no consenso com o governo federal, apesar do presidente descumprir a promessa anterior de retirada dos produtos com Processo Produtivo Básico (PPB), porta de entrada para os recursos do modelo. Ele disse também que várias frentes que estão sendo construídas para dialogar, inclusive unindo forças com outros estados que são contemplados pelos incentivos fiscais à indústria.
“Eu acredito que o caminho deve ser um caminho de consenso inclusive, isso eu tenho conversado com alguns especialistas para que a gente possa sugerir ao ministro esse caminho de entendimento de que a gente crie uma câmara de conciliação em que parte a parte sejam ouvidas porque não é tão simples você entender a tributação, não só do Estado do Amazonas, mas, de todo o Brasil”, finalizou Lima.