Voo do ex-presidente realizou uma escala na capital após Lula encontrar o López Obrador, presidente do México, na Cidade do México
huhu_6D94B11E-E57B-4128-803E-4202A0D51BF2.jpg
Em busca de apoio para eleição à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aterrisou em Manaus, vindo do México, para conversas com aliados locais sobre uma gama de assuntos, entre eles, Zona Franca de Manaus (ZFM) e apoio no Congresso Nacional. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (7), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.
Entre os políticos locais que participaram do encontro com Lula estão o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD), senador Omar Aziz (PSD), o deputado federal Sidney Leite (PSD) e o deputado estadual Sinésio Campos (PT).
Lula e os aliados conversaram por mais de uma hora no hangar do Governo do Estado. De acordo com interlocutores do presidente, a principal preocupação do petista, manifestada no encontro, foi a necessidade de se eleger uma extensa bancada de deputados e senadores para que o eventual governo de Lula tenha apoio no Congresso Nacional.
Na saída do Eduardinho, a reportagem conversou com três participantes da conversa. O deputado federal José Ricardo (PT) afirmou que Lula demonstrou preocupação com o orçamento secreto criado pelo presidente Bolsonaro (PL) para ampliar apoio de parlamentares e disse que a situação não pode permanecer como está.
O deputado federal Marcelo Ramos (PSD) disse que Lula enfatizou a necessidade de se manter as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, atiginda por um decrerto de Bolsonaro, que reduziu a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), virtual candidata a Câmara dos Deputados, declarou que o senador Omar Aziz tem feito um grande esforço para o PSD ficar ao lado de Lula, mas que até o momento a federação com o PT será fechada com três partidos.
A tendência é que Lula oficialize a pré-candidatura à presidência da República a partir de abril, iniciando uma série de viagem pelo país.
Conforme os interlocutores, a vontade de Lula é visitar mais o interior do Brasil. Grazziotin afirmou que um nome próprio do PT para o Governo do Amazonas não chegou a ser defendido por Lula. Segundo ela, citando Lula, é que o PT pretende disputar nos Estados onde tem chance de vencer.
O ex-senador petista João Pedro, que tem o nome sondado para o governo do Estado, também participou do encontro com Lula.