UNIR PARA ACOLHER

Encontro busca fortalecer rede de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica no AM

Evento reuniu representantes da Defensoria Pública do Amazonas, do Tribunal de Justiça, além de membros de associações que representam os direitos das mulheres no Estado

Karol Rocha
20/07/2022 às 13:34.
Atualizado em 20/07/2022 às 15:30

Evento foi realizado na sede da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), na manhã desta quarta-feira (20) (Foto: Junio Matos)

O estreitamento da rede em prol das mulheres vítimas de violência doméstica foi foco do encontro “Rede Marias: Unir para acolher”, realizado nesta quarta-feira (20), em Manaus. Organizado pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) por meio do Núcleo de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), diversos órgãos se reuniram com intuito de melhorar e fortalecer o atendimento às mulheres que sofrem violência dentro de casa.

"A ideia do projeto Rede Maria é integrar a rede, criar uma relação de aproximação para que essa mulher consiga receber todo o atendimento necessário. Quando a gente pensa em violência doméstica, essas mulheres precisam de um atendimento de saúde, jurídico, diversos outros atendimentos, então para que a gente não perca essa mulher no meio do caminho é que a gente pensou nesse evento”, afirmou a defensora titular em exercício do Nudem, Stéfanie Sobral.


A defensora pública Stéfanie Sobral (Foto: Junio Matos)

Hoje, o Nudem é composto por uma defensora pública, uma assistente social, uma psicóloga, três assessores jurídicos e estagiários de direito. Brevemente, o Núcleo receberá mais um defensor público. O Nudem tem uma média de 60 atendimentos por dia presencial e no Telegram por meio do contato: (92) 98417-3249, os atendimentos acontecem de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. 

No âmbito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a titular do 1º Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, juíza Ana Lorena Teixeira Gazzineo, destacou a criação de mais três juizados Maria da Penha. Ao todo, Manaus contará com seis juizados, o que agilizará processos voltados a violência contra a mulher.

"A Justiça além de aparelhar todos os juizados com equipe multidisciplinar para que a vítima tenha um atendimento humanizado, também duplicou o número de juizados. Hoje estamos em três e até o final do ano serão seis. Os juizados já foram criados, só não foram implantados", afirmou a juíza. 


A juíza Ana Lorena (Foto: Junio Matos)

“Hoje, nós temos um volume enorme de processos batendo na nossa porta, sem contar com as medidas protetivas de urgência que são o carro chefe do juizado. Então, com intuito de agilizar o atendimento e processos envolvendo violência doméstica, o TJ tomou esse compromisso”, complementou.

Representando a sociedade civil no encontro, a presidente da Associação das Donas de Casa do Amazonas, Neuda Lima, explica que a entidade pode ser a porta de entrada para as mulheres vítimas de violência. “A mulher procura a associação para pegar informações sobre previdência social, direitos trabalhistas e nesse contexto sempre há aquele momento que ao se sentir acolhida, ela relata que passa por algum tipo de violência”, disse.

“Essas questões são rotineiras, infelizmente. A delegacia, os tribunais, são importantes mas às vezes eles são assustadores, com outra mulher e em uma associação, ela se sente à vontade. A gente lamenta por ver as incidências desses casos, mas também se sente feliz por estar aqui orientando essas mulheres”, ressaltou Neuda. 

Durante o evento foi lançado, ainda, um guia rápido com informações sobre como e onde a mulher vítima de violência pode buscar ajuda; como solicitar medida protetiva e quais são os serviços prestados pelo Nudem. Esses guias ficarão disponíveis em toda a rede de proteção à mulher, seja delegacia ou associações da sociedade civil. Entre as entidades estiveram presentes o Ministério Público do Amazonas, Fundo de População das Nações Unidas, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, dentre outros órgãos e associações.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por