Também serão apreciados no projeto motoboys, mototaxistas, motoristas de frete e condutores escolares
(Foto: Divulgação)
A Prefeitura de Manaus lançou neste domingo (6) um projeto que irá doar 16 mil pneus para 8,5 mil trabalhadores. Dente eles, estão taxistas, motoboys, mototaxistasc motoristas de frete e condutores escolares. O evento de anúncio ocorreu no Sambódromo e contou com a presença de representantes das classes agraciadas na ação e com parlamentares amazonenses.
O prefeito David Almeida (Avante) parabenizou a ideia do projeto, que, segundo ele, partiu do titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Radyr Junior. Ele lembrou ainda do passado como trabalhador do setor.
“Minha família toda veio do táxi, eu comecei pelo táxi. Eu era tiqueiro no aeroporto. Quando chego de viagem, vou lá, cumprimento todo mundo. Meus primos ainda são taxistas, eu sei da realidade de vocês”, disse o gestor municipal, durante evento de anúncio no sambódromo.
Ainda segundo Almeida, o projeto deve se tornar uma política municipal. Ou seja, deverá ser seguida mesmo após o mandato da atual gestão encerrar em 2024. Os presentes receberam um panfleto com orientações e um link (https://kitpneu.manaus.am.gov.br/cadastro/register/create) para inscrição, onde deveriam informar o tipo de pneu solicitado.
O cadastro poderá ser feito pelos próximos dez dias. A prefeitura, por sua vez, irá abrir licitação e depois permitir que os próprios trabalhadores vão até as lojas vencedoras para retirar os produtos. A previsão é que ocorra em 45 dias.
Enquanto falava, o prefeito era assistido por uma multidão de trabalhadores dos setor, que haviam disposto os carros e as motos ao redor do palco montado no Sambodramo. No tablado, sentados ao lado de Almeida estavam o presidente da Câmara Municipal, David Reis (Avante), aliado do prefeito, e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD). Vereadores também estavam próximos.
A fala inicial da categoria partiu do presidente do Sindicato dos Taxistas, José Carlos Souza. “Vejo aqui trabalhadores, categorias que sofreram, passaram por tudo o que passaram e agora estão recebendo uma ajuda que foi pensada, elaborada dentro da prefeitura de Manaus”, elogiou ele.