O medicamento antibiótico é usado no tratamento de diversas infecções bacterianas. Principal fator que impactou no fornecimento está relacionado à falta de insumos na fabricação
(Foto: Reprodução)
Farmácias de Manaus têm registrado nos últimos meses uma queda no estoque de antibióticos, sendo o principal deles a Amoxicilina. Isso é o que confirma o Sindicato do Comercio Varejista de Drogas do Amazonas (Sindidrogas), que aponta também aponta a falta de vários antimicrobianos a base de Amoxicilina, principalmente as que são associadas a outros princípios e também xaropes infantis.
Até o momento, não existe previsão para quando tais medicamentos serão repostos. Em contrapartida, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Central e Medicamentos (Cema), informou tem mantido o abastecimento de insumos e medicamentos das farmácias das unidades de saúde da rede estadual.
O Amazonas é o único estado brasileiro com abastecimento regular de medicamentos importantes para o atendimento de qualidade ao público.
Segundo um último levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 2.469 cidades do Brasil estariam com medicamentos em falta, principalmente os seguintes: Amoxicilina, Dipirona e Laratadina.
Deste total de cidades, a falta de amoxicilina foi constatada em 68% dos municípios - 1.350 cidades, em números absolutos.
O principal fator que impactou no fornecimento desses remédios está relacionado à falta de insumos na fabricação. Segundo o Sindidrogras, as empresas de medicamentos alegam unicamente que estão com falta de matéria prima, cabendo apenas aos estabelecimentos esperar.
Por meio de nota, a SES-AM disse que têm tratado junto ao Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conas) sobre o cenário vivido pelo mercado nacional e internacional quanto às dificuldades na aquisição de alguns itens e que está trabalhando na importação dos insumos.
Sobre o remédio
Vale ressaltar que a amoxicilina é um medicamento antibiótico usado no tratamento de diversas infecções bacterianas, como pneumonia, amigdalite e problemas no trato genitourinário, a exemplo de infecção urinária.
O medicamento está disponível em cápsulas e também suspensão oral – xarope. A amoxicilina é vendida apenas com uma receita especial, que fica retida na farmácia. Essa foi uma medida implementada para inibir o uso indiscriminado.