Além disso, o órgão ambiental multou os responsáveis pelo ‘Aterro do Garcia’ em R$ 100 mil
(Foto: Junio Matos/A CRÍTICA)
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) interditou o aterro sanitário localizado na estrada da Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste de Manaus, conhecido como “Aterro do Garcia” e multou os responsáveis em R$ 100 mil.
Por meio de uma nota, o Ipaam informou que em relação ao aterro sanitário conhecido como “Aterro do Garcia” o órgão identificou e autuou o infrator por queima de resíduos sólidos e rejeitos a céu aberto.
A licença classifica o local como Aterro Sanitário Classe II, que é destinado a resíduos sólidos que não apresentam perigo ao meio ambiente e a saúde das pessoas, contudo, os resíduos existentes no local apresentam grande poder de combustão.
As medidas foram tomadas depois de um incêndio no local que começou na terça-feira (21), e que a queima de resíduos continua até este sábado (24). Inicialmente com altas chamas que foram combatidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e, no momento, com fumaças.
De acordo com moradores, o local onde está a lixeira é propriedade do empresário Francisco Garcia. “Isso aqui era um buracão que há anos vem sendo aterrado com entulhos. Ainda tem muito entulho pra queimar”, disse um morador que preferiu não revelar o seu nome.
O incêndio
Um homem, que se identificou como “Marcelo”, se apresentou no local, dizendo ser empresário de construção civil, confirmou que o terreno é de Garcia e que, atualmente, é o locatário do espaço. “É que eu trabalho com construção civil e aluguei esse espaço para despejar lixo das obras” disse Marcelo.
Segundo Marcelo, o incêndio começou por volta das 21h e foi provocado por pessoas que pularam o muro para roubar fios de cobre e acabaram colocando fogo na lixeira.
No começo, o incêndio fez chamas muito altas e, apesar do terreno estar cercado por muros altos, chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local. O incêndio foi classificado pelo Corpo de Bombeiros como de porte médio a grande proporção.