Parte das boias de sustentação do terminal Cais das Torres naufragou na tarde de sexta-feira
Terminal de carga e descarga do Porto de Manaus afundou no rio Negro na tarde de sexta-feira; não houve feridos, nem dano ambiental (Foto: Jeiza Russo/Freelancer)
A Marinha do Brasil informou, por meio de nota, que retirou de operação, no sábado (18/6), o terminal denominado Cais das Torres, pertencente ao complexo do Porto de Manaus, por tempo indeterminado.
Disse que a medida foi tomada devido a constatação de exigências "impeditivas" e problemas estruturais para o prosseguimento das atividades portuárias.
A Marinha explicou que a decisão se deu em razão ao incidente ocorrido no final da tarde de sexta-feira (17/6)) quando ocorreu o naufrágio dos módulos da ala direita da plataforma flutuante do Cais das Torres. "As medidas adotadas visam resguardar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a poluição hídrica", disse o Comando do 9º Distrito Naval.
No sábado, a direção do porto explicou que a estratura afundou nas águas do rio Negro por onta do furto de tampas de vedação das boias. Nenhuma embarcação foi danificada, não houve feridos, nem danos ambientais.